Políticos foram às redes sociais nesta sexta-feira (4) para criticar o presidente Jair Bolsonaro, que chamou assessores de “pau-de-arara” durante sua live presidencial na noite de quinta-feira (3).
“Pau-de-arara” é o nome dos caminhões que levavam nordestinos pobres que fugiam da seca para o sudeste e sul do país. Ainda hoje o termo é utilizado de maneira pejorativa e preconceituosa para com a população da região.
Bolsonaro usou a expressão quando pediu aos assessores que confirmassem qual o estado de nascimento de Padre Cícero, depois de afirmar que era Pernambuco, quando o correto seria Ceará. O assunto surgiu quando o chefe do Planalto falava sobre a revogação de 25 decretos de luto oficial de governos anteriores. “É isso mesmo? De que cidade fica lá? Está cheio de pau-de-arara aqui e não sabem que cidade fica padre Cícero?”, disse.
Parlamentares apontaram preconceito por parte do presidente e o assunto logo ficou entre os mais comentados do Twitter nesta manhã.
A deputada Talíria Petrone (Psol-RJ), líder da bancada na Câmara criticou o desrespeito com a figura de Padre Cícero.
Leia também
Bolsonaro segue com seu preconceito. Ontem, na live semanal, chamou seu assessor de “pau de arara”, uma forma depreciativa de se referir a nordestinos que migraram, e ainda errou a cidade de Padre Cícero, que nasceu em Crato mas ficou conhecido como de Juazeiro do Norte. Nojo!
— Talíria Petrone #TemGenteComFome (@taliriapetrone) February 4, 2022
O pré-candidato a presidência, André Janones (Avante-MG), destacou a repetição do comportamento de Bolsonaro que mais uma vez ataca nordestinos. “Lamentável que uma pessoa tão pequena, ocupe um cargo tão grande”, afirmou.
O presidente mais uma vez revelando seu preconceito e sua ignorância, atacou as nordestinas e nordestinos, ao nos chamá-los de “pau-de-arara”. Também demonstrou um profundo desrespeito à memória de Padre Cícero. Lamentável que uma pessoa tão pequena, ocupe um cargo tão grande!
— André Janones (@AndreJanonesAdv) February 4, 2022
A deputada Natália Bonavides (PT-RN) comentou sobre o preconceito direcionado a nordestinos, região com maior rejeição ao governo Bolsonaro, e disparou: “Ele vai ver o que o Nordeste vai fazer em outubro”, em referência às eleições presidenciais.
Pra Bolsonaro, é isso o que nós, pessoas nordestinas, deveríamos ser pra sempre: os pau de arara. Ele vai ver o que o Nordeste vai fazer em outubro 😉https://t.co/m8fNj51OLD
— Natália Bonavides (@natbonavides) February 4, 2022
Veja outras manifestações:
Ao se referir ao povo do Nordeste como “pau de arara”, o presidente agride, humilha e desrespeita milhares de brasileiros e demonstra seu preconceito com toda região. É lamentável! O Brasil não merece um presidente assim. Como mulher nordestina, registro aqui todo meu repúdio.
— Eliziane Gama (@elizianegama) February 4, 2022
Respeita os nordestinos, Bolsonaro. Padre Cícero nasceu no Ceará e não em Pernambuco. Sabe quem nasceu em Pernambuco? Lula! Aquele que vai ganhar de você na eleição!
https://t.co/ZbkkfCkIlo— Marília Arraes (@MariliaArraes) February 4, 2022
Bom dia para todo mundo que é “pau de arara” com muito orgulho!
Bom dia para quem sabe o valor do trabalho e não é um vagabundo que mama – e colocou a família para mamar – nos cofres públicos há mais de 30 anos.
— Orlando Silva (@orlandosilva) February 4, 2022
Bolsonaro ñ sabe nada sobre o 🇧🇷 e muito menos sobre o Nordeste. Ele revela todo preconceito e desrespeita nosso povo. Bolsonaro, tenho muito orgulho de ser Nordestino e é por essas e outras que você sairá do planalto pra lata do lixo da história.
https://t.co/MOzlvLN30a— Rogério Carvalho 🇧🇷🏴 (@SenadorRogerio) February 4, 2022
Bolsonaro continua com muita molecagem, muito preconceito e trabalho que é bom: N A D A. https://t.co/mPLiJfndCC
— Humberto Costa (@senadorhumberto) February 4, 2022
Mais uma vez Bolsonaro mostra total desprezo com os nordestinos, referindo-se a nós como “bando de pau-de-arara”.
O Nordeste é resistência❤️✊ Vamos derrotar este presidente minúsculo👊👊#forabolsonaro #nordesteéresistência pic.twitter.com/dSeBCEkBeD— Alice Portugal (@Alice_Portugal) February 4, 2022
Sou filho de pai cearense e mãe baiana. Como se não bastasse ser um criminoso ligado a milícias, Bolsonaro mais uma vez vomita preconceito contra o Nordeste, chamando de pau de arara o povo nordestino. O que o Brasil fez para merecer o castigo de ter esse canalha na presidência?! pic.twitter.com/gkwy2uYDvf
— Deputado Alencar (@AlencarBraga13) February 4, 2022