O presidente Jair Bolsonaro discursou nesta sexta-feira (10) na Cúpula das Américas, nos EUA, e afirmou que, durante seu governo, foi reforçado o combate ao desmatamento na Amazônia. Segundo ele, o Brasil é um dos países que mais preserva o meio ambiente.
“Os nossos desafios são proporcionais ao nosso tamanho. Lembro que a área da região amazônica equivale à toda Europa Ocidental. Somos um dos países que mais preservam o meio ambiente em suas florestas. Mesmo preservando 66% de nossa vegetação nativa e usando apenas 27% por cento do nosso território para pecuária e agricultura, somos uma potência agrícola sustentável”, afirmou Bolsonaro, na IX Cúpula das Américas.
Veja:
Segundo ele, o Brasil também é capaz de expandir seu agronegócio sem causar danos à Amazônia. “Só no bioma amazônico 84% por cento da floresta está intacta”, disse.
Em discurso, Bolsonaro disse ainda que o governo federal reforçou o combate ao desmatamento estabelecendo operações sob o controle do Ministério da Justiça para o preservação das florestas. De acordo com ele, o Brasil é pioneiro na transição energética.
Leia também
“Nesse momento, em que países desenvolvidos recorrem a combustíveis fósseis, o Brasil assume papel fundamental como fornecedor de energia totalmente limpa rumo a uma nova economia neutra em emissões”, ressaltou.
Jornalistas desaparecidos
O presidente Jair Bolsonaro também falou sobre o papel do governo brasileiro nas buscas pelo jornalista britânico Dom Phillips e pelo indigenista brasileiro Bruno Pereira, desaparecidos desde domingo (5) na Amazônia. Segundo ele, o Executivo e a polícia faz uma “busca incansável”.
“Desde o último domingo, quando tivemos informação que dois cidadãos – um britânico, Dom Phillips, e um brasileiro, Bruno Araújo – desapareceram na região do Vale do Javari, desde o primeiro momento, naquele mesmo domingo, nossas Forças Armadas e a Polícia Federal têm se destacado na busca incansável da localização dessas pessoas. Pedimos a Deus que sejam encontrados com vida”, disse Bolsonaro.
Deixe um comentário