A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia publicou nesta quinta-feira (19) um boletim com números e projeções para dizer que a previsão de “crescimento em V” da economia, sempre feita pelo ministro Paulo Guedes, estaria se confirmando.
O conteúdo deste texto foi publicado antes no Congresso em Foco Insider, serviço exclusivo de informações sobre política e economia do Congresso em Foco. Para assinar, entre em contato com comercial@congressoemfoco.com.br.
A tese do “crescimento em V” da economia feita por Guedes é que o país retomaria sua aceleração imitando os movimentos que são feitos para escrever a letra V. Primeiro, há uma linha para baixo e depois uma linha para cima. A linha para baixo teria sido desenhada durante a retração econômica provocada pela pandemia de covid-19. E, agora, superado o momento mais agudo da pandemia, o país se recuperaria com o início do desenho da linha para cima.
Leia também
O boletim da SPE traz projeções de números para 2023 que indicariam a confirmação dessa tese de Paulo Guedes. Se em 2022 a previsão para o Produto Interno Bruto (PIB), por exemplo, é de 1,5%, o boletim projeta 2,5% para 2023. Se o PIB nominal para este deve ser de R$ 9,7 bilhões, a projeção para 2023 é de R$ 10,6 bilhões. Se a inflação (IPCA) acumulada para este ano está prevista em 7.9%. a previsão para 2023 é de queda para 3,6%. Assim, o Ministério da Economia projeta um retorno dos números para o que chama de “nível pré-crise”.