Depois de atacar a China e de reclamar do aumento da expectativa de vida dos brasileiros, na terça-feira (28), o ministro Paulo Guedes foi alvo de diversas críticas de deputados e senadores. Nas redes sociais e na tribuna da Câmara, parlamentares de oposição atacaram as falas de Guedes. Foram mais de 120 posts críticos identificados pelo Congresso em Foco por meio da plataforma ToraBit. Muitos parlamentares fizeram mais de uma publicação. Os governistas, por sua vez, optaram pelo silêncio: apenas um post em defesa das declarações de Guedes foi publicado.
As críticas vieram sobretudo de parlamentares do PT, Psol e PCdoB, mas também partiram de parlamentares de partidos não alinhados à oposição.
Leia também
É incrível como Paulo Guedes SEMPRE usa uma fala infeliz. Foi assim quando ele falou que o grande inimigo do meio ambiente é a pobreza, OU que a alta do dólar fazia até doméstica ir para Disney, OU, a mais recente, de que a China inventou o coronavírus.
— Zeca Dirceu (@zeca_dirceu) April 28, 2021
Compartilhem até chegar no Paulo Guedes!
QUEM QUER QUE A POPULAÇÃO VIVA MENOS SÓ PODE SER GENOCIDA!
— Alexandre Padilha (@padilhando) April 28, 2021
As últimas declarações do Guedes de que a “China inventou o vírus” e de que pobre deve morrer cedo, reacende a dúvida, quem é o pior dos piores? Dos ministros que estão e que já passaram? Na verdade, cada um deles já disse o que é quando aceitou ser ministro do Bolsonaro.
— Ivan Valente (@IvanValente) April 28, 2021
A única defesa a Guedes que focou diretamente nas declarações do ministro veio do deputado José Medeiros (Podemos-MT), que ironizou as críticas pelo ataque à China. “Ministro Paulo Guedes precisa agradecer a China por fornecer gratuitamente imunizastes de bom grado ao Brasil”.
Além de Medeiros, Eduardo e Flávio Bolsonaro publicaram mensagens elogiosas ao ministro, mas falando sobre o resultado de geração de empregos no país.
O que aconteceu nas redes sociais se repetiu na tribuna da Câmara. Enquanto deputados de oposição se sucederam nas críticas ao ministro, nenhum governista o defendeu durante o período de discursos parlamentares no início da sessão desta quarta.
> Embaixador chinês fala com chanceler e ameniza “efeito Guedes”