O presidente Lula (PT) realizou um procedimento no início da noite desta quinta-feira (12) para a retirada de um dreno intracraniano, colocado para controlar eventuais sangramentos. De acordo com o boletim médico emitido pelo Hospital Sírio-Libanês de São Paulo, o procedimento foi “sem intercorrências” e o presidente está “lúcido e orientado, conversando normalmente”.
Lula foi hospitalizado na madrugada de terça-feira (10) após sentir dores de cabeça e passou por uma cirurgia de emergência após um exame indicar uma hemorragia intracraniana causada pela queda que ele sofreu em outubro. Na cirurgia, o presidente foi submetido a uma trepanação — inserção do dreno por um orifício no crânio — e, na manhã desta quinta, fez uma embolização de artéria meníngea média — procedimento complementar para bloquear o fluxo de um vaso sanguíneo próximo da região do coágulo.
Leia também
Lula segue internado na UTI do Sírio-Libanês. Mais cedo, o médico do presidente, dr. Roberto Kalil, havia dito que a alta estava prevista para a próxima segunda ou terça-feira.
Leia abaixo, na íntegra, o boletim médico:
BOLETIM MÉDICO
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
12/12/2024
19h
O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva segue internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, sob cuidados intensivos.
Pela manhã, foi submetido a um procedimento endovascular (embolização da artéria meníngea média).
Na parte da tarde, realizou novos exames laboratoriais e, no início da noite, foi retirado o dreno intracraniano, sem intercorrências.
Permanece lúcido e orientado, conversando normalmente, alimentou-se bem e recebeu visitas de familiares.
O Presidente continua sob acompanhamento da equipe médica, liderada pelo Prof. Dr. Roberto Kalil Filho e pela Dra. Ana Helena Germoglio.
Dr. Luiz Francisco Cardoso
Diretor de Governança Clínica
Dr. Álvaro Sarkis
Diretor Clínico