O presidente Lula tem nesta quarta-feira (20) uma agenda cheia junto com o presidente da China, Xi Jinping. Com a Cúpula do G20 já encerrada no Rio de Janeiro, o líder chinês e o presidente da República seguiram para Brasília, onde têm uma série de compromissos:
- às 10h, é realizada a cerimônia oficial de chegada de Xi Jinping a Brasília, no Palácio da Alvorada. Os dois presidentes têm uma reunião marcada no palácio logo em seguida, às 10h30.
- às 12h, Lula e Xi assinam uma série de atos conjuntamente. Fazem uma declaração à imprensa logo depois.
- às 13h, os líderes almoçam no Alvorada.
- para as 18h30, está previsto um jantar dos dois presidente e suas comitivas no Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores.
Usualmente, os chefes de governo e de estado de outros países visitam as sedes dos Três Poderes quando vêm a Brasília em visita oficial. Os planos são diferentes desta vez porque os outros Poderes não estarão funcionando normalmente, com o feriado nacional do Dia da Consciência Negra.
As relações diplomáticas entre Brasil e China completam 50 anos em 2024. Hoje, o país asiático é o maior parceiro comercial do Brasil, em importações e exportações.