O presidente Lula participa, na manhã desta segunda-feira (17), de uma reunião junto aos ministros das três principais pastas ligadas à agenda econômica: Fazenda, Gestão e Inovação, e Planejamento; para discutir possibilidades de cortes de despesas e novas fontes de receita para a peça orçamentária de 2025. O encontro acontece em meio à pressão para que o governo garanta o equilíbrio das contas públicas até o fim do ano.
A reunião acontece pouco menos de uma semana após o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ordenar que a pasta realizasse um esforço concentrado para identificar formas de conter os gastos públicos. O governo enfrenta pressão desde a decisão do Federal Reserve, banco central americano, de no último dia 12 interromper sua redução gradual na taxa de juros, resultando em uma nova alta no preço do dólar. Na mesma semana, Lula anunciou que discutiria soluções junto aos ministérios para evitar cortes que pudessem afetar programas sociais.
Leia também
Também recai sobre o governo a pressão sobre o resultado econômico até as eleições municipais, cujo período de campanhas se aproxima. O executivo depende da apresentação de bons resultados econômicos para impulsionar as candidaturas de seus principais aliados, sob risco de ver o crescimento da base de apoio da oposição.
A reunião está agendada para as 10h30. Até lá, o presidente se encontra no Palácio do Planalto junto aos líderes do governo no Legislativo, bem como com os ministros encarregados de realizar articulação política, para alinhar as ações do Executivo no Congresso Nacional.
Deixe um comentário