O presidente Lula, em reunião com a equipe econômica nesta sexta-feira (20), reafirmou a confiança em Gabriel Galípolo, futuro presidente do Banco Central (BC). Em vídeo ao lado do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, da ministra do Planejamento, Simone Tebet, do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e do próprio Galípolo, o chefe do Executivo declarou que o novo presidente do BC será o “mais importante” do país.
“Eu quero que você [Galípolo] saiba que está aqui por uma relação de confiança minha e de toda equipe do governo. E eu quero te dizer que você será, certamente, o mais importante do Banco Central que esse país já teve, porque você vai ser o presidente com mais autonomia que o Banco Central já teve”, disse o presidente.
Assista ao vídeo:
Lula também acrescentou, ao cumprimentar Galípolo, que jamais haverá, por parte da Presidência, qualquer interferência no trabalho do Banco Central. Outro ponto levantado pelo chefe do Executivo foi o compromisso do governo com a estabilidade econômica e o combate à inflação como medidas para proteger o salário e o poder de compra das famílias brasileiras.
“Tomamos as medidas necessárias para proteger a nova regra fiscal”, apontou o presidente em aceno às propostas do pacote fiscal, aprovadas pelo Congresso nesta semana. “E seguiremos atentos à necessidade de novas medidas. O Brasil é guiado por instituições fortes e independentes que trabalham em harmonia para avançar com responsabilidade”.
Galípolo assume a presidência do BC no próximo dia 1. Ele substituirá Roberto Campos Neto, cuja gestão é alvo de críticas de Lula e outros integrantes do governo.
Deixe um comentário