O ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse na tarde desta sexta-feira (4) que o presidente Lula (PT) já se decidiu por nomear os deputados André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) como ministros. O anúncio oficial, porém, ainda deve levar mais de uma semana para sair.
“Já tem uma decisão do presidente Lula de trazer esses dois parlamentares [Fufuca e Silvio], que representam duas bancadas importantes do Congresso Nacional. Mas, mais do que elas, podem atrair outros parlamentares, trazê-los para o governo, convidá-los para o governo, para ocupar postos de ministérios”, disse Padilha em entrevista coletiva a jornalistas.
A declaração foi feita em Belém (PA). Padilha está no Pará por conta de um encontro do CDESS (Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável), o chamado Conselhão. A entidade realizou o evento Diálogos Amazônicos, que antecede a Cúpula da Amazônia marcada para a semana que vem, em 8 e 9 de agosto, e instalou dois grupos de trabalho, para a Amazônia e para a recuperação de áreas degradadas.
Leia também
De acordo com Padilha, a nomeação de Fufuca e Sílvio não deve ser na próxima semana, em que Lula estará com a agenda cheia. O ministro diz que o presidente pretende ter encontros “olho no olho” com líderes do PP e do Republicanos antes de oficializar o anúncio. Também não está claro que pastas os dois deputados devem ocupar na Esplanada dos Ministérios.
A entrada de André Fufuca e de Silvio Costa Filho é uma tentativa do governo em ampliar a sua base no Congresso, buscando consolidar uma maioria mais consistente na Câmara para a aprovação de projetos importantes. A ideia é que os novos ministros ajudem a conquistar votos do PP e do Republicanos de deputados em favor do Planalto.
Deixe um comentário