O presidente Lula recebeu, na manhã desta terça-feira (7), o ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom) Paulo Pimenta, que deve deixar o cargo em breve. O encontro não estava na agenda oficial do presidente divulgada no início do dia. O marqueteiro Sidônio Palmeira, que esteve à frente da campanha do petista em 2022, é hoje o nome mais cotado para assumir a Secom.
O noticiário político dos últimos dias vem dando destaque para a possibilidade de uma reforma ministerial no início do ano. Lula estaria esperando a eleição nas Mesas Diretoras da Câmara e do Senado, já nos primeiros dias de fevereiro, para promover maiores mudanças na Esplanada, especialmente em postos responsáveis pela articulação política do governo — o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que tem dificuldades na relação com parlamentares, sendo desafeto inclusive do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), é um dos nomes citados como possível troca. Paulo Pimenta, porém, pode ser substituído antes.
Sidônio vem sendo incluído na agenda palaciana. Participou da última reunião ministerial de 2024 e esteve por trás do vídeo de Lula junto ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e do novo presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, bem como da mensagem de Natal de 2024. Já está em Brasília e se reuniu com Pimenta na segunda (6), no Palácio do Planalto.
O Congresso em Foco apurou que há expectativa de que o presidente Lula reúna-se com o marqueteiro ainda nesta terça-feira. O compromisso não foi registrado na agenda oficial.
Pimenta, que tem mandato como deputado, ainda não tem destino definido. Ainda não se sabe se ele retornará à Câmara ou se será remanejado para outro ministério.