O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chega neste sábado (6) ao dia 126 de seu terceiro mandato – e ao seu 19º dia fora do país depois de ter tomado posse. O petista pousou em Londres, Inglaterra, na manhã anterior. Comparece hoje à cerimônia de coroação do Rei Charles III, na Abadia de Westminster.
Lula vem priorizando a agenda internacional nos seus primeiros meses como presidente. Nenhum dos seus antecessores passou tantos dias no exterior quando tinha o mesmo tempo de mandato. Os que chegam mais perto são Bolsonaro (em 2019), Michel Temer (2016-2017) e o próprio Lula, em seu segundo mandato à frente do Planalto (2007). Todos passaram 14 dos primeiros 126 dias em viagens fora do país.
Em média, 1 em cada 7 dias da era Lula 3 foi passado com o presidente no exterior.
Até agora, Lula visitou Argentina, Uruguai, Estados Unidos, China, Emirados Árabes Unidos, Portugal, Espanha e Reino Unido desde janeiro de 2023. A marca de 8 países visitados no mesmo número de dias só é igualada pelo próprio Lula, em 2007 (Equador, Suíça, Uruguai, Guiana, Estados Unidos, Venezuela, Chile e Argentina); todos os outros presidentes desde a redemocratização visitaram de 2 a 6 países nos primeiros 126 dias.
Lula embarca de volta ao Brasil ainda no sábado. No domingo (7), pousa em território nacional. Tem mais uma viagem prevista para 20 e 21 de maio, quando deve ir a Hiroshima, no Japão, participar da cúpula do G7.
Publicidade
Deixe um comentário