O presidente Lula desembarcou nesta quarta-feira (14) no Cairo, capital do Egito, em sua primeira viagem internacional em 2024. Lula vai se reunir com o presidente egípcio, Abdel Fattah El-Sisi. No encontro deverão ser assinados acordos bilaterais nas áreas de bioenergia, ciência, tecnologia e inovação entre os dois países. Temas como a guerra entre Israel e Hamas e mudanças climáticas também devem ser debatidos. Ele também pretende visitar a sede da Liga dos Estados Árabes.
De Cairo, o brasileiro deve seguir para a Etiópia, onde participará na sexta-feira (16) e no sábado (17) como convidado da 37ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da União Africana, entidade que reúne as 55 nações da África. Durante o encontro, também devem ser assinados acordos entre as duas nações. A Etiópia e o Egito entraram recentemente para o grupo dos Brics.
A viagem ao Egito também marca as comemorações do centenário das relações diplomáticas entre os dois países, uma relação estreitada nos últimos meses com o acordo feito para que cidadãos brasileiros deixassem a Faixa de Gaza e fugissem do ataques de Israel por meio do território egípcio. O país é um dos principais parceiros comerciais do Brasil na África.
Deixe um comentário