O presidente Lula, juntamente com o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou nesta quarta-feira (1º) a renegociação de dívidas em até 99% para estudantes e formados contemplados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A medida foi incluída na lei do Pacto Nacional pela Retomada de Obras Inacabadas, sancionada hoje.
Segundo o ministro, existem 1,2 milhão de contratos inadimplentes no Fies, o que corresponde a R$ 54 bilhões. “Estamos discutindo como fazer uma mudança no novo Fies, um Fies mais social. Muitas vezes transformavam o Fies em um programa econômico. Na realidade, tem que ser um programa social, de dar oportunidade, como o senhor [Lula] sempre deu, aos jovens de acesso à universidade”, disse Camilo em vídeo publicado no X, antigo Twitter.
Na sequência do vídeo, Lula se dirige aos estudantes que podem solicitar o refinanciamento das dívidas. “Cara, se você está devendo ao Fies, não se desespere. A partir de agora, você pode procurar a Caixa, o MEC, e você vai saldar a sua dívida com muito desconto. Para nós, o que é importante não é a sua dívida, é que você volte a estudar pagando o mínimo necessário”.
Leia também
Os beneficiados pela medida serão estudantes com débitos vencidos e não pagos há mais de 90 dias, em 30 de junho de 2023, e com contratos celebrados até o fim de 2017. O maior valor de desconto na renegociação de dívidas, até 99%, será para estudantes inscritos no Cadastro Único ou que tenham solicitado Auxílio Emergencial em 2021.
Para os demais estudantes e formados pelo Fies, mas que não se enquadram nos critérios estabelecidos, o valor de desconto pode chegar até 77% do total da dívida. Por esse motivo, o presidente ainda destacou a semelhança com outros programas de refinanciamento. “É quase um Desenrola para as pessoas que estavam fazendo Fies”, disse.
Confira o vídeo na íntegra
PublicidadeEu e o @CamiloSantanaCE temos uma novidade importante para o pessoal do FIES. Vamos criar condições mais favoráveis de renegociação para contratos celebrados até o fim de 2017 e com débitos vencidos e não pagos até 30 de junho de 2023.
🎥 @ricardostuckert pic.twitter.com/CMmtIlLCKh
— Lula (@LulaOficial) November 1, 2023
Deixe um comentário