O presidente Lula afirmou nesta terça-feira (21) que o anúncio das novas regras fiscais, aguardado para esta semana, ficará para abril, após a viagem para China que fará com sua comitiva no próximo sábado. O novo arcabouço fiscal, como é chamado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), é apontado pelo Palácio do Planalto como maneira de substituir o teto de gastos e manter o equilíbrio das contas públicas.
“Nós embarcamos sábado. O Haddad não pode comunicar uma coisa e sair. Percebe? Seria estranho. Eu anuncio e vou embora. O Haddad tem que anunciar e ficar aqui para debater, para responder, para dar entrevista, para conversar com o sistema financeiro, com a Câmara dos Deputados, com o Senado, com outros ministros, com empresários”, disse o presidente em entrevista à TV Brasil247, canal do portal de mesmo nome no Youtube.
Lula contou também que, na viagem, pretende conversar com o presidente chinês, Xi Jinping, sobre a guerra na Ucrânia. “O Brasil está à disposição para fazer qualquer esforço para garantir a paz”, afirmou Lula, que embarca, junto a sua comitiva, no sábado para a China.
Leia também
Segundo o presidente, a viagem é essencial para trazer de volta o “protagonismo” brasileiro e o diálogo saudável com outros países.
“Eu acho que essa viagem pra China é uma viagem extremamente importante. Não só para garantir essa relação boa que o Brasil tem com a China, mas para a gente ampliar nossa relação com a China na questão cultural, científica e tecnológica e política. Por isso eu gostaria que fosse o presidente da Câmara e do Senado. Eu sei que vão muitos deputados, pra mim isso é muito importante”, disse Lula.
Assista à íntegra da entrevista de Lula ao Brasil247:
Publicidade ;
Deixe um comentário