O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta quarta feira (18) que a alta do dólar nas últimas semanas pode ser um ataque especulativo — quando investidores passam a vender uma moeda especificamente para desvalorizá-la. “Eu prefiro trabalhar com os fundamentos, mostrando a consistência do que nós estamos fazendo em proveito do arcabouço fiscal para estabilizar isso”, disse ele.
A declaração foi feita na portaria do Ministério da Fazenda. Haddad seguiu para um almoço marcado com Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, para tratar do pacote de corte de gastos. De acordo com o ministro, todas as medidas aprovadas serão avaliadas e pendências resolvidas. Segundo ele, o governo ainda pode adotar mais medidas de ajuste fiscal para equilibrar as contas.
O dólar vem registrando alta nos últimos dias, atingindo o patamar de R$ 6,17 na manhã desta quarta. O Banco Central tem efetuado intervenções de câmbio e venda de dólar à vista como reação, mas isso não tem segurado a escalada da moeda norte-americana.
Reportagem produzida pela estagiária Ranielly Aguiar com a supervisão dos editores Louise Freire e Carlos Lins
Deixe um comentário