Governos estaduais intensificaram as campanhas de vacinação contra a covid-19 nesta última semana, seja pela execução de eventos próprios para a vacinação, seja por adiantar prazos para cumprir o cronograma de vacinar toda a população adulta no país.
Neste sábado (5), ao menos dois estados contam com eventos próprios para a vacinação contra o coronavírus. Em São Paulo, há o “Dia D”, com o foco em imunizar quem ainda não tomou a segunda dose. Durante todo o dia, cinco mil postos no estado ficarão abertos para qualquer pessoa que já tomou a primeira dose possa garantir a segunda.
🧽🍽 Vacina contra a covid-19 é como lavar louça: quem começou precisa terminar. 😄 Pensando nisso, SP terá o DIA D da vacinação neste sábado (5), voltado para as pessoas que deixaram de receber a segunda dose no prazo correto. pic.twitter.com/4ZPyHKG1V0
— Governo de S. Paulo (@governosp) June 5, 2021
No Maranhão, a proposta é na forma de um “arraial” da vacina. Entre a manhã de sábado e o meio-dia de domingo, um posto em São Luis funcionará ininterruptamente para vacinar, com a primeira dose, quem possui mais de 38 anos.
💉 A nossa alegria junina é saber que mais pessoas serão vacinadas!
Pegue sua matraca e vá ao @pationorte tomar sua primeira dose contra a Covid-19.
Conhece alguém com 38 anos ou mais? Avisa que serão mais de 24 horas sem interrupção!#VacinaMA #UseMascara pic.twitter.com/z73gIA8Xtd
— Governo do Maranhão (@GovernoMA) June 4, 2021
Encurtar a meta
Com a estabilidade no cronograma de entrega de vacinas – e prospectos de envio de mais doses de novas vacinas, como a Sputnik e a Covaxin – governos estaduais começaram a ser mais otimistas ao prometer cumprir uma meta crucial – vacinar toda a população adulta contra a covid-19. Na quarta-feira (2), o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), indicou que poderá fazer isso até o dia 31 de outubro.
Preparem o braço
Vamos vacinar toda população adulta do estado de São Paulo até 31 de outubro deste ano.
💉💉💉💉💉
— João Doria (@jdoriajr) June 2, 2021
A proposta, otimista, foi acompanhada de outros adiantamentos. O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), também foi às redes sociais na sexta-feira (4) para indicar que a mesma marca poderá ser alcançada em seu estado um mês antes:
É com alegria que anuncio que toda a população gaúcha acima de 18 anos deve estar vacinada com a primeira dose até o dia 30 de setembro! Estamos divulgando o calendário com base na estimativa de entrega das doses pelo Ministério da Saúde. Mais detalhes no vídeo. pic.twitter.com/7sswMqODh9
— Eduardo Leite (@EduardoLeite_) June 4, 2021
O governador de Minas, Romeu Zema (Novo) disse ao portal “UOL” que o estado todo pode ser vacinado até o final de outubro, caso se mantenham as previsões de entrega do Plano Nacional de Imunização (PNI).
A proposta de adiantamento destes prazos também foi vista no município do Rio de Janeiro. Lá, o prefeito Eduardo Paes (PSD) anunciou que espera vacinar toda a população adulta até o final de outubro.
Atenção! Bora antecipar essa vacinação? Vamos acelerar! Novo calendário da próxima semana abaixo. Podendo, vamos sempre avançar! Preparem seus braços! pic.twitter.com/88jhQhSSeJ
— Eduardo Paes (@eduardopaes) June 4, 2021
> Abraham e Arthur Weintraub se recuperam de “casos graves” de covid-19
> Ex-aliado de Bolsonaro denuncia distribuição de R$ 92 milhões para o PSL