Nesta quinta-feira (25), quando o país bateu recorde de mortes diárias por covid-19, o presidente da República, Jair Bolsonaro, usou sua live semanal para questionar o uso de máscaras. Sem apresentar qualquer comprovação científica, ele afirmou:
“Pessoal, começam a aparecer estudos aqui, não vou entrar em detalhes, sobre o uso de máscara, que, num primeiro momento aqui, uma universidade alemã fala que elas são prejudiciais a crianças e levam em conta vários itens aqui como irritabilidade, dor de cabeça, dificuldade de concentração, diminuição da percepção de felicidade, recusa em ir para a escola ou creche, desânimo, comprometimento da capacidade de aprendizado, vertigem, fadiga… Então começam a aparecer aqui os efeitos colaterais das máscaras, tá ok?”.
Bolsonaro disse que não entraria em detalhes sobre o tema porque “tudo deságua em críticas em cima” dele e que “aguarda um estudo mais aprofundado sobre”. Raramente o presidente usa máscara em eventos públicos, mesmo quando há aglomeração. Desde o início da pandemia Bolsonaro adota discurso negacionista, defendendo o uso de remédios ineficazes contra a covid e criticando medidas de isolamento social.
Segundo o Ministério da Saúde, só nesta quinta, 1.541 pessoas morreram no país vítimas do novo coronavírus. Porém, o consórcio de veículos de imprensa – criado em meio à falta de transparência do governo federal na divulgação dos dados sobre a pandemia – informou que foram ainda mais vidas perdidas: 1.582 em 24 horas. O grupo de veículos apura os dados diretamente com os estados.
Além de não embasar o questionamento sobre o uso das máscaras, Bolsonaro contraria orientação de seu próprio governo. O Ministério da Saúde recomenda o uso da proteção facial como uma das principais formas de combater a disseminação do novo coronavírus.
“O indivíduo que está com a COVID-19, ao falar, tossir ou espirrar pode espalhar este vírus, por isso a necessidade de distanciamento de pelo menos 1 metro de distância entre as pessoas e da adoção das demais medidas como uso de máscara, higienização frequente das mãos, manutenção dos espaços limpos e ventilados, não frequentar locais com aglomeração de pessoas, entre outras”, orienta a pasta.
PublicidadeA eficácia da máscara na proteção da população é defendida inclusive pela Organização Mundial da Saúde (OMS):
Lower your risk from #COVID19 by combining these 5⃣ precautions:
1⃣ Wear a mask
2⃣ Clean your hands
3⃣ Keep physical distance
4⃣ Cough/sneeze away into your elbow
5⃣ Open windows as much as possibleWe are #InThisTogether to beat #COVID19 pic.twitter.com/eFRNDXc8Fc
— World Health Organization (WHO) (@WHO) February 19, 2021
A declaração de Bolsonaro foi duramente questionada por parlamentares. Veja algumas das manifestações publicadas nas redes sociais:
Hospitais entrando em colapso em todo o Brasil e Bolsonaro numa live falando sobre EFEITOS COLATERAIS DO USA DA MÁSCARA. O presidente comete mais uma vez crime contra a saúde pública. Um dos efeitos colaterais do NÃO USO da máscara é a morte.
— Marcelo Freixo (@MarceloFreixo) February 25, 2021
Presidente da república disse que estão aparecendo os efeitos colaterais das máscaras. O efeito do uso da máscara é a proteção da vida. Como Bolsonaro usa máscara nos olhos, o efeito colateral é a perda da visão.
— Paulo Teixeira (@pauloteixeira13) February 26, 2021
O sujeito não tomou nenhuma providência para garantir a vacina e, no auge da pandemia, critica o uso de máscara, único paliativo. O país enfrenta o caos. Meus sentimentos às mais de 251 mil famílias que perderam um ente querido.
— Fernando Haddad (@Haddad_Fernando) February 26, 2021
No dia mais letal da Covid-19, Bolsonaro volta a questionar máscara e isolamento.
Mais de 1,5 mil mortes em 24h. Mais de 250 mil mortes não significam nada para o presidente genocida.
— Erika Kokay (@erikakokay) February 26, 2021
Esse cara é um anormal.
Sinceramente, quem que não seja perfil fake não pode mais defender esse criminoso! Incita sua massa descerebrada a não usar máscara! Não bastasse empurrar tratamentos ineficazes e se omitir quanto às vacinas. Ele tem que fazer pior. É um autêntico criminoso, que só está na presidência ainda porque isso aqui não é um país sério. Comprou apoio da corja do Centrão, imobilizou TODOS os instrumentos de investigação que poderiam fazer bater na sua b**** a água suja que já afoga seu filhinho miliciano, compra apoio dos militares isentando-os da reforma da previdência e ainda nomeando paus-mandados para não fazerem nada em suas funções, quer destruir o que sobrou da Saúde e da Educação – não basta a PEC que congelou os gastos nas duas pastas por vinte anos, tem que DESTRUÍ-LAS.
Você, que ainda cai nessa de ressuscitar o petê e bla bla bla, REFLITA sobre como está sua vida hoje, seu emprego, sua saúde, os preços dos alimentos e dos combustíveis, os impostos que paga e o que tem de retorno disso. Você escolheu O PIOR DE TODOS e NÃO TEM DESCULPA. Esses 250 mil mortos fazem parte de uma conta que tem o seu dedo! Qualquer candidato era melhor que esse LIXO!
Ele não comprou o Centrão.
Ele recomprou o Centrão, que estava vendido para outro.
Essa corja tem que ser eliminada, é o maior câncer de nosso país
Tinha que ser o mongoloide de novo.
Sempre são “estudos” que ninguém viu e “universidade” que ninguém sabe onde fica. Mais um fake do mito fake.
https://uploads.disquscdn.com/images/e0a380bca3a3a1c0b43ac3c4fd91f8571fdfad1f093131eac7ed6b365736f957.jpg
Bolsonaro só consulta o CPTK – Centro de Pesquisa Tirei do Ku
“Estudos imaginários” são o suficiente para inutilizar a eficiência da máscara; estudos comprovados não são o suficiente para suspender o uso da cloroquina.
Tem que ser muito fresco para não usar uma máscara. – ain, vai incomodar meu rostinho… vai tirar minha beleza e meu batom… gaizola.
Bolsonaristas vão aplaudir o seu ídolo até no caixão. Muitos estão cauterizados, incapazes de enxergar as atitudes agressivas, desrespeitosas, irresponsáveis do presidente. A tal “gripizinha”, já matou muitos brasileiros. Por que usar máscara, por que manter isolamento social? Afinal, temos a prescrição de remédios eficazes feitos pelo dr. Presidente. Ele garante, mas só falta assinar um documento público se responsabilizando por isso! Será?
Deu hoje na imprensa: Hospital Sírio Libanês, o mais carto do país, tem 21 pessoas com covid na fila por uma UTI. A conta finalmente está chegando para essa elite de m****, que embasa a política genocida desse traste do presidente
Pois isso é grave.
Se algum político ou magistrado ficar doente, inclusive aqueles que mandam a gente usar o SUS porque o SUS é muito bom, ficar doente, o ilustríssimo em tela vai ter que furar a fila dos comuns pagadores de plano de saúde.
Espero que ele depois de tudo isso tenha que enfrentar a justiça nacional e o Tribunal Internacional de Haia. O país está sendo governado por um criminoso que tem sangue nas mãos.
assino embaixo!