O futuro ministro da Justiça e da Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou nesta quarta-feira (14) dois nomes-chave de sua futura equipe. O seu secretário-executivo, e portanto o número dois da pasta, será o jornalista Ricardo Cappelli.
Ex-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Cappelli militou durante vários anos no Partido Comunista do Brasil (PCdoB), mas migrou juntamente com Dino para o Partido Socialista Brasileiro (PSB). Nos governos Lula e Dilma, foi secretário nacional de Esporte Educacional e de Incentivo ao Esporte.
Colunista do Congresso em Foco, foi um dos principais assessores de Dino durante os seus dois mandatos como governador do Maranhão – inicialmente, na condição de representante do governo em Brasília e depois como secretário de Comunicação.
Flávio Dino também anunciou o nome de Marivaldo Pereira, presidente do Partido Socialismo e Liberdade (Psol) no Distrito Federal. Ele estará à frente de uma nova secretaria, a Secretaria de Acesso à Justiça, tendo como principal desafio coordenar a interlocução do ministério com os movimentos sociais.
Negro e com origem periférica, Marivaldo nasceu em São Paulo (SP), onde começou a trabalhar aos nove anos, em feira livre. Também foi auxiliar de pedreiro e office boy. Sempre estudando em escola pública, graduou-se e fez mestrado em Direito na Universidade de São Paulo (USP). Durante o governo Dilma Rousseff, assessorou o então ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, em várias funções, chegando ao posto de secretário-executivo.
Deixe um comentário