Há um mês fora do governo de Jair Bolsonaro, o ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo fez um desabafo no Twitter neste sábado (1°) com críticas ao que, segundo ele, se tornou o governo de Jair Bolsonaro.
“Um governo popular, audaz e visionário foi-se transformando numa administração tecnocrática sem alma nem ideal. Penhoraram o coração do povo ao sistema. O projeto de construir uma grande nação minguou no projeto de construir uma base parlamentar”, afirma.
Ernesto deixou o comando do Itamaraty em 29 de março, após semanas de pressão pela sua demissão e de críticas à forma como conduzia o ministério em meio ao agravamento da pandemia de covid-19. “Já vai tarde”, comemoraram parlamentares quando a demissão foi confirmada.
Na rede social, Ernesto afirma que assistiu angustiado e inconformado ao processo de transformação do governo Bolsonaro em uma administração “sem alma nem ideal”, também em alusão às alianças com o Centrão no Congresso Nacional.
Veja o fio postado pelo ex-ministro:
Ao eleger o PR Bolsonaro, em 2018, o povo brasileiro ganhou a chance de transformar o Brasil, de uma cleptocracia numa verdadeira democracia. Chegamos a avançar. Mas, a partir de meados de 2020, a reação do sistema, cavalgando a pandemia, começou a desmantelar essa esperança.
Publicidade— Ernesto Araújo (@ernestofaraujo) May 1, 2021
“Ao eleger o PR Bolsonaro, em 2018, o povo brasileiro ganhou a chance de transformar o Brasil, de uma cleptocracia numa verdadeira democracia. Chegamos a avançar. Mas, a partir de meados de 2020, a reação do sistema, cavalgando a pandemia, começou a desmantelar essa esperança.
Um governo popular, audaz e visionário foi-se transformando numa administração tecnocrática sem alma nem ideal. Penhoraram o coração do povo ao sistema. O projeto de construir uma grande nação minguou no projeto de construir uma base parlamentar.
Assisti a esse processo com angústia e inconformidade, e fiz o que pude, até onde pude, para preservar a visão original. Nisso estive quase sozinho. Vi confiscarem ao Presidente seu sonho, anularem suas convicções, abafarem sua chama. (Não deixei que abafassem a minha.)
Leilões, privatizações, reformas tributária e administrativa? Se não for combatida a essência do sistema, estas serão reformas “Gattopardo”: mudanças para que tudo permaneça igual. Nenhuma “articulação política” vai mudar o Brasil. Somente a pressão popular.
Hoje o povo brasileiro tem a oportunidade de recuperar sua esperança, ao pedir ao PR Bolsonaro simplesmente que ele volte a ser o Presidente eleito em 2018, aquele que prometeu derrotar o sistema, o líder de uma transformação histórica e constitucional, o portador de uma missão”.
https://uploads.disquscdn.com/images/00ed5f8c65b32b382aed2e7cea677108a3b9dde7500a0121ca5663f947077274.jpg
O programa desse desgoverno é destruir. Destruir a economia, destruir as florestas, destruir sonhos, destruir vidas…
Pelo menos desta vez o Ernesto foi honesto. Concordo plenamente que este governo não tem programa, não tem ideologia e somente fisiologismo. As máscara caíram e vemos que tudo é o poder pelo poder. Fico triste pelo Ernesto e tantos outros brasileiros que foram enganados pelo Bolsonaro.
Caro Geraldo,
Foram enganados porque quiseram.
Ninguém com o minimo de informação ou mínimamente politizado pode dizer que não sabia ou não imaginava que se tratava somente de um bufão, vadio e irresponsável.
Foram 27 anos de pura vadiação e malandragem no congresso nacional .
Não bastasse isso, elegeram o bufão e toda a sua prole.
Desculpe, mas não dá para aceitar essa desculpa.
Que pena!
Votou enganado!…kkkkkk
Como um homem sem histórico de luta pretendia mudar o sistema? Mudar pra pior isso sim.
Um canalha desse vindo do esgoto da sociedade iria fazet o que fez, destruir o pais. E esse Ernesto veio do mesmo esgoto. Ta vendo sua hora chegar e quer Se safar. Vão todos pra cadeia
Você só esqueceu de postar o Twitter seguinte dele. Infelizmente você como a maioria da mídia é enviesada. Uma chamada com o conteúdo detupardo.
Segue o Twitter seguinte do mesmo:
Muitos desprezam o sonho do PR de mudar o Brasil. Eu, ao contrário, sempre acreditei, sempre estive e estarei com ele no seu amor pela liberdade e sua luta para libertar o povo de um sistema opressor. Com o apoio popular estou certo de que ele terá a força necessária para vencer.
https://uploads.disquscdn.com/images/83a54af94dea0ccc958a4a7b6ba78e5516ebe01a9b022f197ba1282ad172677a.jpg
Ha ha ha…aposto que vai ser o próximo entrevistado do Leonardo Sako Morto…
Igual ao Santos Cruz…vai virar ídolo no UOL.
Novo ídolo da esquerda em gestação no UOL?
Quando vai ser a entrevista dele?
Ih! Briga entre palhaços no circo?! Será que foi porque um pegou o nariz vermelho do outro?
E no final ainda soltou um pum em Tupi e riu em Latim clássico.
O ideólogo do fascismo olavista quer que o genocida continue a seguir o guru. Mas, para isso, teria que instaurar uma ditadura, e ele bem que tentou mas não conseguiu. Teve que se aliar ao centrão e confirmar sua tradição de corrupto.