O deputado estadual gaúcho Edegar Pretto (PT) será o presidente da Companhia Nacional de Alimento (Conab), dentro da estrutura do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A indicação dele tem o apoio do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Teto (MST) e da ex-presidente Dilma Rousseff e foi avalizada pelo presidente Lula nesta sexta-feira (6).
A Conab era objeto de disputa entre o MDA e o Ministério da Agricultura, ao qual esteve subordinada durante o governo Bolsonaro. O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, chegou a defender uma gestão compartilhada entre as duas pastas, proposta que foi rejeitada pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira.
Edegar Pretto é filho do ex-deputado federal e ex-líder do MST Adão Pretto (PT-RS), já falecido. Candidato ao governo do Rio Grande do Sul, em 2022, ele era o nome preferido do MST e de Dilma para comandar o próprio MDA.
A Conab é responsável por fornecer dados para embasar políticas de abastecimento. No governo Lula, também deverá ganhar a atribuição de comprar alimentos de pequenos produtores e formar estoques.
Deixe um comentário