Os ministros da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, e da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, irão se filiar ao partido Republicanos na próxima segunda-feira (28). O partido anunciou, nesta quinta-feira (24), o evento da filiação de Damares. A ida de Tarcísio, embora ainda não confirmada, é dada como certa.
Damares havia desistido de concorrer às eleições, mas mudou de ideia e deverá se juntar aos ministros que deixarão o governo no próximo dia 31. Em entrevista ao O Globo no começo da semana, a ministra falou sobre a candidatura. “Pessoalmente, não tenho intenção de ser candidata. Mas já percebi que faz parte de um projeto maior. Quem decide é o capitão [Bolsonaro], e ele quer [a candidatura]”, afirmou.
Leia também
O conteúdo deste texto foi publicado antes no Congresso em Foco Insider, serviço exclusivo de informações sobre política e economia do Congresso em Foco. Para assinar, entre em contato com comercial@congressoemfoco.com.br.
A ministra ainda não bateu o martelo sobre para qual cargo irá concorrer nas eleições. Anteriormente, Damares cogitava sair como senadora pelo PL no Amapá, mas enfrentou resistências devido à influência do senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) no estado. O ex-presidente do Senado é favorito a conquistar a única vaga em jogo este ano.
Tarcísio Freitas concorrerá ao governo de São Paulo. A filiação de dois ministros ao partido é uma maneira do presidente Jair Bolsonaro (PL) melhorar as relações com o Republicanos, que demonstrava insatisfação e ameaçava não apoiar a reeleição de Bolsonaro. Na semana passada, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, também se filiou ao partido, e irá concorrer ao Senado pelo Rio Grande do Sul.