Um carro tentou furar o bloqueio de segurança da rua que dá acesso ao Palácio do Alvorada, residência oficial do presidente Lula (PT), neste sábado (24). A via também dá acesso ao Palácio do Jaburu, residência oficial do vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB).
O carro não conseguiu avançar por causa de um dispositivo de segurança na via. Apesar disso, o motorista não foi capturado em flagrante, segundo o Palácio do Planalto. Na sequência, o homem foi identificado e conduzido para a Superintendência de Polícia Federal no Distrito Federal para prestar esclarecimentos.
O presidente Lula não tem compromissos oficiais neste sábado (24) e está no Alvorada. Segundo o Palácio do Planalto, a tentativa de invasão se deu somente na via de acesso, distante das dependências da casa do presidente. O acesso ao Alvorada é controlado pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) como forma de proteção do presidente da República.
A Polícia Federal investiga o caso, por ordem do diretor-geral do órgão, Andrei Rodrigues. “O Diretor-Geral da Polícia Federal determinou à Diretoria de Proteção à Pessoa (DPP) a instauração de inquérito policial, tendo em vista competência da instituição na segurança presidencial, por força do Decreto Nº 11.759/2023. Estão em curso medidas para localizar o veículo, bem como o responsável pela tentativa [de invasão]”, diz nota da PF.
Leia também
A PF diz ainda que “aguarda comunicação formal do Gabinete de Segurança Institucional, responsável pelos bloqueios e abordagem, relatando detalhes do ocorrido para auxiliar nas investigações”.