A médica Mayra Pinheiro, conhecida como “Capitã Cloroquina” devido à defesa do uso de medicamentos ineficazes para tratamento da covid-19, deixou o Ministério da Saúde para assumir um posto na Subsecretaria de Perícia Médica Federal da Secretaria da Previdência do Ministério do Trabalho. A pasta é comandada por Onyx Lorenzoni.
A nomeação de Mayra foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (14). Desde janeiro de 2019, ela ocupava o cargo na secretária de Gestão do Trabalho e da Educação do Ministério da Saúde.
Em 2020, Mayra foi a responsável por planejar a ida de uma comitiva de médicos a Manaus para difundir o uso de medicamentos ineficazes contra a covid-19. Dias depois, o estado do Amazonas entrou em colapso pela falta de oxigênio. A médica foi alvo de indiciamento por três crimes no relatório final da CPI da Covid.
Em depoimento, ela admitiu que o Ministério da Saúde recomendou o uso da cloroquina para tratar a covid-19, mesmo sem a eficácia comprovada para a doença.
Apoiadora do presidente Jair Bolsonaro, a médica anunciou sua filiação ao PL, sigla de Bolsonaro, no início do mês. Ela deverá concorrer ao cargo de deputada federal.
Deixe um comentário