Fortalecer a presença de produtos brasileiros nos mercados internacionais, promovendo sua inserção de maneira estruturada e subsidiada: este é o propósito da inciativa estratégica projeto Brasil na Vitrine. O programa, realizado em parceria entre a ApexBrasil e grandes redes varejistas internacionais, oferece oportunidades para que empresas brasileiras se destaquem em vitrines de lojas renomadas no exterior. O projeto abre espaço para a presença de produtos brasileiros nas prateleiras de cadeias varejistas com capilaridade e capacidade de promoção. Com isso, cria-se a possibilidade de serem descobertos por novos públicos mais rapidamente, acelerando o processo de abertura de mercados.
Acordo com a Luckin Coffee
O marco mais recente do Brasil na Vitrine foi a assinatura de um acordo entre o governo brasileiro e a Luckin Coffee, uma das maiores redes de café na China, com mais de 20 mil lojas espalhadas pelo país. O acordo, formalizado durante a visita oficial do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, à China em junho, prevê a compra de aproximadamente 120 mil toneladas de café brasileiro pela rede, em uma transação avaliada em cerca de 500 milhões de dólares.
A parceria reafirma o Brasil como o maior produtor e exportador de café do mundo e destaca o potencial de crescimento das exportações brasileiras para o mercado chinês. Em 2022, as exportações de café para a China somaram 80 milhões de dólares, um número que saltou para 280 milhões em 2023. Agora, com o novo acordo, as expectativas de expansão são ainda maiores.
Foco em qualidade e sustentabilidade
Um dos pilares dessa parceria é a promoção da alta qualidade e sustentabilidade do café brasileiro. A Luckin Coffee se comprometeu a não apenas adquirir o produto, mas também a promover ativamente o café brasileiro em seu portfólio, destacando seus atributos de qualidade superior e responsabilidade ambiental para os consumidores chineses.
PublicidadeApoio às empresas brasileiras na China
Além da parte comercial, o acordo também contempla uma série de iniciativas voltadas para o fortalecimento das empresas brasileiras na China. O Memorando de Entendimento firmado entre as instituições prevê a realização de eventos conjuntos de inovação, criação de showrooms, estações de trabalho compartilhadas, avaliação de modelos de negócios, além de mentoria e business matching. Tudo isso com o objetivo de auxiliar as empresas brasileiras a se estabelecerem no competitivo mercado chinês.
Próxima ação: Arábia Saudita
A próxima edição do Brasil da Vitrine, já em andamento, envolve a parceria com o Lulu Hypermarket – uma das maiores redes de hipermercados na Arábia Saudita. ApexBrasil e o Lulu Hypermarket realizarão uma ação de promoção de produtos brasileiros em todas as lojas da rede entre 17 a 23 de novembro de 2024.
Com mais de 36 milhões de habitantes, a Arábia Saudita demonstra demanda crescente de alimentos e bebidas em razão do rápido crescimento populacional e favorável padrão de vida. A Rede LuLu Hypermarket é um dos maiores grupos de hipermercados do país, com mais de 60 lojas, e oferece ampla variedade de produtos que vão desde alimentos frescos até eletrônicos e moda.
A parceria da ApexBrasil com a gigante do varejo no Oriente Médio foi assinada em junho deste ano, durante a visita do Vice-Presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e do presidente da Agência, Jorge Viana, a Riade, capital da Arábia Saudita.
Deixe um comentário