O presidente Jair Bolsonaro inicia nesta terça-feira (8) uma sequência de viagens pelo Nordeste. Acompanhado do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, ele desembarca em Pernambuco para entrega de obras da transposição do Rio São Francisco. Até a quarta (9) Bolsonaro também visita o Ceará e o Rio Grande do Norte.
Também há previsão dele ir à Paraíba, mas esta agenda ainda não foi confirmada.
Os três estados são comandados por governadores de oposição à gestão federal que não devem participar das agendas. Em Pernambuco, a programação prevê que ele seja recebido por dois deputados estaduais.
A ida de Bolsonaro ao Nordeste é vista como uma ação para tentar reverter os índices de rejeição do chefe do executivo na região, onde pesquisas indicam a preferência do eleitorado pelo nome de Lula.
Essa viagem ao nordeste também ocorre após uma fala preconceituosa do presidente que repercutiu nas redes sociais. Em uma live, na última quinta-feira (3) o presidente da República se referiu a nordestinos que trabalhavam na ocasião de forma pejorativa afirmando: “está cheio de pau de arara aqui e não sabem que cidade Padre Cícero?”.
Leia também
O presidente também não sabia e falou erroneamente que o Padre Cícero era de Pernambuco.