Após reunião com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, o presidente Jair Bolsonaro falou à imprensa sobre os valores compartilhados com o governo russo. Segundo ele, a “crença em Deus” e a “defesa da família” são virtudes comuns entre ambos. Bolsonaro e Putin estiveram reunidos por cerca de duas horas nesta quarta-feira (16).
“Compartilhamos valores comuns, como a crença em Deus e a defesa da família. Também somos solidários àqueles países que querem e se empenham pela paz. Temos uma colaboração intensa com os principais fundos internacionais, como Brics, G20 e as Nações Unidas, onde defendemos a soberania dos Estados, o respeito ao direito internacional e a carta das Nações Unidas.”
Bolsonaro também agradeceu o apoio russo à defesa da soberania do Brasil sobre a Amazônia. “Quero agradecer a sua intervenção, que sempre esteve ao nosso lado, em defesa da nossa soberania. Muito obrigado”, ressaltou.
Em declaração à imprensa, o presidente russo saiu em defesa do direito internacional e prestou solidariedade às vítimas das enchentes em Petrópolis, no Rio de Janeiro. Mais de 40 pessoas morreram devido aos deslizamentos provocados pelas chuvas na região. Putin também apoiou a entrada do Brasil no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).
Ainda nesta quarta (16), Jair Bolsonaro deverá se reunir com o presidente da Duma do Estado, parlamento russo, o deputado Vyacheslav Volodin.
Depois, o chefe do Executivo participará do Encontro Empresarial Brasil-Rússia, com a presença também do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. Entre os principais assuntos a serem tratados na viagem está a compra de fertilizantes russos por parte do Brasil.
PublicidadeVeja a íntegra do discurso: