O relator da CPI da Covid, senador Renan Calheiros (MDB-AL), e o vice-presidente, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), apresentaram nesta quinta-feira (29) o plano de trabalho da comissão. Leia aqui a íntegra do plano.
“Nós investigaremos tudo o que for necessário investigar […] Só devem ter preocupação os aliados do vírus”, frisou o relator.
De acordo com Renan, o texto é apenas um roteiro e, por isso, não precisará ser levado à votação da comissão. “Este Plano de Trabalho não pretende apontar aonde chegaremos com a apuração. Ele é um ponto de partida, uma linha inicial de investigação, que, naturalmente, será incrementada e enriquecida pelos depoimentos, perícias, estudos e documentos oficiais que serão reunidos ao longo do trabalho dessa CPI”, diz o documento.
O plano indica como linhas gerais das investigações:
Leia também
- ações de enfrentamento à pandemia (vacinas e outras medidas para contenção do vírus);
- assistência Farmacêutica (Insumos para tratamento de enfermos);
- estruturas de Combate à Crise (Atribuição de responsabilidades e competências);
- colapso da saúde no Estado do Amazonas;
- ações de prevenção e atenção à saúde indígena;
- emprego de recursos federais.
Mais cedo, a CPI aprovou dezenas de requerimentos de informação e a convocação dos quatro ministros da Saúde que comandaram a pasta na pandemia: o atual, Marcelo Queiroga, e ainda Luiz Henrique Mandetta, Nelson Teich e Eduardo Pazuello.
De acordo com os senadores, a aprovação de novos requerimentos e convocações nas próximas semanas balizarão o rumo das investigações. Porém, Randolfe esclareceu: “Não faremos dessa a CPF do fim do mundo que não chega a mundo algum”.
Inicialmente, não serão criadas subrelatorias. “O problema da subrelatoria é uma dispersão para mudar o foco da CPI”, afirmou Renan.
Interferências do governo
Questionado sobre as denúncias de que parte dos requerimentos apresentados à CPI foram produzidos dentro do Palácio do Planalto, Renan lamentou o episódio e reiterou que é algo nunca antes visto na história das comissões parlamentares de inquérito.
“Agora, nós podemos assegurar: algo que nós não admitiremos é que essa CPI sofra interferência externa”, complementou o vice-presidente. Randolfe afirmou também que a CPI é um instrumento de investigação do Congresso e disse esperar que “esse triste episódio encerre pretensões inadequadas”.
Veja a declaração dos senadores:
> De caixão vazio a chip da vacina: as fake news que a CPI quer investigar
> Lewandowski nega pedido de afastamento de Renan da CPI da Covid
Renan é´”O Vírus!” … kkkkkk
Essa colocou um fim no assunto!…rsrsrsrsr
Aliados do vírus?…Renam Calheiros, que país infeliz é o nosso que tem que conviver com notícias como essa!…Esse cidadão deveria estar engrossando as fileiras daqueles que lutam para colocarem um fim na tirania do quarto poder…O “Supremo” pela revisão dos Artigos da medonha Constituição de 88 que criou as portinhas laterais ou de fundo, os incisos do Artigo 103, por onde senadores fracos e sem rumo como o Kajuru entraram no tal tribunal e como os semideuses adoram,virou isso aí!….vergonha isso sim!
https://uploads.disquscdn.com/images/58a2f8c021e7bceed0c772e598f8b0e57d71e0b8ce544268fefb0d2414ea3b22.jpg
Vc pode ter amigos no STF mas sempre será um abjeto..sem moral nenhuma
Amigos não, LewandoUS$’s…só um…kkkkkk
Amigo…tá cruel ?
Muito cruel mesmo!
https://uploads.disquscdn.com/images/83a54af94dea0ccc958a4a7b6ba78e5516ebe01a9b022f197ba1282ad172677a.jpg
https://uploads.disquscdn.com/images/ae26af398747de46cd6ba407a2c42192a8b3d6ecbad05878e42bdcc638295f44.jpg