A senadora Augusta Brito (PT-CE) tirou licença de quatro meses de seu cargo no Congresso Nacional. Com isso, a segunda suplente do mandato, Janaína Farias (PT-CE) assumiu nesta terça-feira (2) o cargo de senadora.
Augusta e Janaína são suplentes de Camilo Santana, que se licenciou do cargo desde o início do mandato para exercer a posição de ministro da Educação do Brasil. Janaína trabalhava ao lado do ministro, como secretária nacional de Gestão, Inovação e Avaliação do MEC.
A posse de Janaína foi acompanhada por Camilo Santana e também pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas. O interesse de Elmano é justificado pelo destina de Augusta Brito durante sua licença de quatro meses. Ela irá assumir a Secretária de Articulação Política do estado do Ceará. Augusta nega ainda que sua saída signifique que ela irá tentar uma candidatura nas eleições municipais.
Leia também
Perfil
Cearense, Janaína Farias é formada em Turismo pela Universidade Federal de Fortaleza e tem 48 anos. A nova senadora fez carreira na política ao lado de Camilo Santana. Ela foi parte do governo do estado do Ceará durante o mandato do atual ministro da Educação. Na época, ela ocupava o cargo de secretária especial.
Em discurso no Senado, Janaína disse que terá como foco pautas de educação e um “projeto de país que prioriza melhores condições de vida para o nosso povo tão sofrido”. Ela citou também medidas de educação inclusiva para crianças a adolescentes com autismo.
Deixe um comentário