Em nota, a equipe da Presidência do Senado informou que presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), convidou o presidente Jair Bolsonaro para visitar o Amapá no próximo sábado (21). A data ainda não está confirmada, mas a previsão é que Bolsonaro desembarque no estado no próximo fim de semana.
Davi reuniu-se nesta quinta-feira (19) com Bolsonaro para tratar da situação do estado, que lida com uma crise de energia desde o início do mês.
No dia 3 de novembro, um incêndio em um dos três transformadores da subestação de energia na capital do estado inutilizou um dos dois equipamentos que estavam em funcionamento e gerou um blecaute no estado. Na última terça-feira (17), quando a energia ainda não havia sido completamente restabelecida, o estado registrou novo apagão.
> TRE do Amapá marca para 6 e 20 de dezembro eleições na capital do estado
Leia também
“Ao presidente, Davi fez um contundente relato sobre as dificuldades por que passam os amapaenses e tratou de medidas do Executivo para o fim do racionamento de energia e o pagamento de auxílio social às famílias atingidas no estado”, diz texto distribuído à imprensa.
Na semana passada, a Justiça Federal no Amapá concedeu uma liminar para garantir o pagamento de duas parcelas do auxílio emergencial no valor mensal de R$ 600 aos amapaense afetados pelo apagão.
A equipe de Davi informou que o senador conversou sobre esse auxílio com o ministro da Economia, Paulo Guedes, que sinalizou que há ferramentas disponíveis para atender os amapaenses.
O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, já foi ao estado algumas vezes desde o blecaute. Hoje, com o governador Waldez Góes, Bento realizou uma nova visita técnica à subestação Macapá, acompanhado do Diretor-Geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Carlos Ciocchi, do Presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Thiago Barral, do Secretário de Energia Elétrica, Rodrigo Limp e do Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético, Paulo Cesar.
Leia a íntegra da nota do Senado:
Nota à imprensa
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (Democratas-AP), reuniu-se, nesta quinta-feira (19), com o presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio do Planalto, para tratar sobre ações de socorro à população do Amapá, que enfrenta situação de calamidade após o apagão.
Ao presidente, Davi fez um contundente relato sobre as dificuldades por que passam os amapaenses e tratou de medidas do Executivo para o fim do racionamento de energia e o pagamento de auxílio social às famílias atingidas no estado.
O presidente do Senado chamou o presidente Bolsonaro para ver de perto a situação no Amapá. A data não está confirmada, mas a expectativa é de que Bolsonaro desembarque em Macapá ainda neste sábado (21).
Também nesta tarde, Alcolumbre conversou sobre o auxílio social com o ministro da Economia, Paulo Guedes, que sinalizou que há ferramentas disponíveis para atender os amapaenses.
Assessoria de Imprensa
Presidência do Senado
Se faz de cego, surdo e mudo, o cara é presidente e não fala nada, e agora querem que todos nós paguem pela falha da empresa adorada.