O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (4) a indicação de Gabriel Galípolo e Ailton Santos para as diretorias de Política Financeira e de Fiscalização do Banco Central (BC), respectivamente.
Galípolo e Santos são os primeiros indicados por Lula a assumirem cadeiras no Comitê de Política Monetária (Copom) do BC, responsável por definir a taxa básica de juros, a Selic. Hoje em 13,75% ao ano, a taxa vem sendo alvo de críticas do presidente da República e do PT desde o início do mandato. Lula sustenta que o atual patamar da Selic não se justifica e tem inibido o crescimento da economia brasileira.
A entrada de dois nomes escolhidos pela gestão Lula – em particular o de Galípolo, que foi o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, trabalhando com o ministro Fernando Haddad – representa uma presença maior do governo no comitê. Isso pode abrir caminho para uma eventual queda na Selic, possivelmente já em agosto, na próxima reunião do Copom.
Leia também
PLACAR
Publicidade
O rito para a aprovação de indicados a diretorias no Banco Central inclui sabatina e votação na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. Galípolo e Santos compareceram na manhã desta terça-feira e responderam aos questionamentos dos senadores.
No plenário, Gabriel Galípolo foi aprovado por 39 votos a 12, com uma abstenção, para assumir a Diretoria de Política Monetária do BC. Ailton Santos recebeu 42 votos a favor de sua indicação e 10 contra. Vai assumir a Diretoria de Fiscalização na instituição financeira.
PublicidadeO voto é secreto quando o Senado vota indicações de autoridades. Não é possível saber como cada senador votou.
Deixe um comentário