O dia começou quente em Brasília em meio às votações para a eleição da presidência da Câmara e do Senado. Durante a manhã desta segunda-feira (1º) internautas pressionam Rodrigo Maia (DEM-RJ) para que o deputado abra um dos mais de 60 pedidos de impeachment na sua mesa. A hashtag #CoragemMaia ficou entre os assuntos mais comentados no Twitter no Brasil. O movimento teve aderência de artistas, políticos, partidos e movimentos sociais dos mais diversos posicionamentos políticos.
Após o DEM retirar o apoio ao candidato apadrinhado por Maia, ele se irritou e ameaçou abrir o processo de impeachment nas suas últimas horas como presidente da casa. No entanto, aliados duvidam que Maia cumpra a palavra por conta dos possíveis impactos no mercado.
Veja algumas das reações nas redes:
É a sua chance de não entrar para a história como um covarde, @RodrigoMaia! #CoragemMaia https://t.co/vdqWQbAE6s
Leia também
— Gregorio Duvivier (@gduvivier) February 1, 2021
#CoragemMaia nos trendings. Motivo: pressão para ele aceitar impeachment de Bolsonaro antes de troca de presidente da câmara.
— MBL – Movimento Brasil Livre 🇧🇷 (@MBLivre) February 1, 2021
Alguém realmente acredita que Maia, que não pautou a PEC do Fim do Foro e nem a PEC da Prisão após Segunda Instância, vai pautar o impeachment? Enquanto todos pedem #CoragemMaia, ele continua negociando apenas o que acha melhor pra ele.
— Vem Pra Rua Brasil 🇧🇷 (@VemPraRua_br) February 1, 2021
Bom dia, dia @RodrigoMaia
São mais de 60 pedidos de impeachment, só depende de um gesto seu, e o último dia é hoje!
Você sabe que Bolsonaro anda comprando votos para dominar o legislativo#CoragemMaia, acate um deses pedidos de impeachment— Nilto Tatto (@NiltoTatto) February 1, 2021
Temos muitos pedidos e motivos para o impeachment.#CoragemMaia https://t.co/vIDza8cPFE
— REDE 18 (@REDE_18) February 1, 2021
Rodrigo Maia, coragem, homem!
Assuma sua função como Presidente da Câmara e abra ao menos um desses processos de impeachment.Desengaveta o Brasil, deixa a gente respirar!
Chegou o dia D, e a hora H.#CoragemMaia
— Dilma Debochada (@DilmaDebochada_) February 1, 2021