A primeira parcial da votação do Prêmio Congresso em Foco 2022 mostra que a polarização entre esquerda e direita que tomou conta do país nos últimos anos também está forte na disputa pela principal premiação da política brasileira. Parlamentares dos dois espectros políticos largaram na frente. Desde a última sexta-feira (1), quando começou a votação, mais de 44 mil votos foram validados.
De acordo com boletim divulgado nesta tarde, Carla Zambelli (PL-SP), Bia Kicis (PL-DF), Luiza Erundina (Psol-SP), Carlos Jordy (PL-RJ) e Jandira Feghali (PCdoB-RJ) lideram na categoria “Melhores na Câmara”. Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Fabiano Contarato (PT-ES), Marcos Rogério (PL-RO), Eduardo Girão (Podemos-CE) e Humberto Costa (PT-PE) estão na dianteira da categoria “Melhores no Senado”.
Além das categorias gerais, há três categorias especiais: Defesa da Educação, promovida pelo Todos pela Educação; Clima e Sustentabilidade, concedida pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS); e Defesa da Liberdade no Transporte, oferecida pela Buser.
Leia também
No Clima e Sustentabilidade, os três primeiros colocados são Randolfe, o senador Carlos Portinho (PL-RJ) e Fabiano Contarato. Randolfe também lidera na Defesa da Educação, seguido pelo deputado Hélio Lopes (PL-RJ) e Contarato. Na Defesa da Liberdade no Transporte, Zambelli, Contarato e Randolfe saíram na frente.
Veja os dados completos da primeira parcial da votação em todas as categorias
A votação na internet prossegue até 31 de julho. Além do público, também definirão os vencedores da 15ª edição do prêmio um júri especializado e um grupo de jornalistas que acompanham o Congresso. Segundo o regulamento, outras três parciais deverão ser divulgadas antes do término da votação. O resultado final será divulgado no dia 25 de agosto.
Disputam o prêmio este ano parlamentares que exerceram o mandato por ao menos 60 dias este ano, que não são alvos de denúncia criminal e que não respondem a ações penais ou de improbidade administrativa.
Antes de votar, você precisará se cadastrar por email. A votação também exigirá a confirmação do seu endereço eletrônico. Caso o e-mail de confirmação de cadastro não esteja em sua caixa de entrada, verifique também a caixa de spam ou promoções. Quando a mensagem de confirmação chegar, clique no botão “Completar Cadastro” e insira o código numérico de seis dígitos enviados pelo e-mail.
Você começará a votação escolhendo até cinco nomes de destaque entre os senadores. Em seguida, escolha até dez nomes para o destaque na Câmara. Depois dessas duas escolhas, vamos para as categorias especiais.
Em primeiro lugar, escolha até três parlamentares que defendem o Clima e a Sustentabilidade. Depois siga na escolha de até três parlamentares que defendem a Educação e, por último, escolha até três congressistas que trabalham na Defesa da Liberdade no Transporte. A última tela é para você revisar e confirmar seus votos. Se todos os seus escolhidos estiverem lá, é só clicar no botão “Confirmar Votos”.
Lembrando que, caso tenha algum problema de conexão ou feche o navegador por engano, você pode voltar e fazer a votação novamente utilizando os dados de acesso que foram enviados no e-mail de confirmação. O sistema de votação está submetido a monitoramento e auditoria externa, a cargo da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF).
Nossos parceiros:
Deixe um comentário