A bancada da federação Psol-Rede anunciou nesta terça-feira (26) o lançamento da candidatura do deputado Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ) para a presidência da Câmara. O parlamentar é o primeiro a se apresentar como candidato para concorrer com o favorito Hugo Motta (Republicanos-PB), após a desistência de Elmar Nascimento (União-BA) e Antonio Brito (PSD-BA).
Apesar de quase todos os partidos já terem declarado apoio a Hugo Motta, o Psol segue uma tradição na Câmara de lançar nomes próprios para aumentar a visibilidade de seus projetos e liberar seus deputados de assumir compromissos com líderes dos demais partidos. Em 2023, no pleito que elegeu Arthur Lira (PP-AL), a sigla lançou Chico Alencar (Psol-RJ), que teve 21 votos.
Ao lançar sua campanha, Vieira defendeu arquivar os projetos de lei de anistia aos condenados pelos ataques às sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023. Hugo Motta é favorável ao debate sobre o tema. Henrique Vieira também se comprometeu a isolar parlamentares de extrema direita, dar previsibilidade à pauta e vetar retrocessos a direitos sociais, bem como trabalhar para reduzir o montante anual de destinação de emendas parlamentares.