A Polícia Federal cumpriu na tarde desta quinta-feira (16) um mandado de busca e apreensão no gabinete do senador Marcos do Val (Podemos-ES), localizado no 18° andar do anexo 1 do Senado. A PF também compareceu a endereços pessoais do senador em sua residência em Brasília. O senador se encontra em Vitória, capital do Espírito Santo, conforme a assessoria do parlamentar. Ele fez aniversário no mesmo dia em que a operação foi deflagrada: 52 anos.
QUEM É MARCOS DO VAL
No Senado, a Polícia Federal chegou um pouco antes das 16h e permaneceu quase duas horas no gabinete de Marcos do Val. Quando saíram havia apenas um malote em poder dos agentes, mas a PF atmbém apreendeu o celular e o computador do senador.
A operação foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes. O senador é investigado por tentativa de golpe de estado e é suspeito de obstrução da investigação do Atos Golpistas, bem como por divulgar documentos sigilosos e por publicar ofensas e ameaças ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Marcos do Val é um dos principais nomes da tropa de choque de oposição e se envolveu em uma série de polêmicas e controvérsias nos últimos meses ao alegar que Bolsonaro o havia acionado para colaborar com um golpe de estado e ao ventilar que tinha provas que comprovavam a fraude nas eleições que elegeu Lula. O senador nunca apresentou provas.
Leia também
Nas audiências da CPMI do Atos Golpistas, do Val é tido como o principal agente de tumulto e de tentativas de plantar narrativas a favor do bolsonarismo. Um dos maiores algozes de do Val é o ministro da Justiça, Flávio Dino, que travou alguns embates com o parlamentar em audiência no Congresso. Na ocasião, do Val o acusou de omissão no dia 8 de janeiro.
PublicidadeDe acordo com a assessoria, o senador ainda não irá se pronunciar sobre o ocorrido.
Deixe um comentário