Pesquisa Painel do Poder realizada pelo Congresso em Foco Análise entre novembro e dezembro mostra como o Congresso será dominado pelo tema da eleição em 2022. De acordo com o levantamento, que ouviu as principais lideranças da Câmara e do Senado, 71,22% dos parlamentares afirmaram que vão se candidatar a algum cargo no ano que vem.
Este material foi originalmente publicado no Congresso em Foco Insider, serviço de alertas por assinaturas do Congresso em Foco. A íntegra só é exclusividade dos assinantes. Para as conclusões detalhadas do Painel do Poder e outros conteúdos de análise, assine nosso serviço. Conheça o Insider e outros produtos do Congresso em Foco Análise aqui.
Segundo a pesquisa, 54,55% tentarão a reeleição, enquanto 16,67% disseram que tentarão se eleger para cargo diferente do que ocupam atualmente; 18,18% ainda não decidiram se vão se candidatar e 6,06% já decidiram ficar de fora do pleito. Outros 4,55% não souberam ou não quiseram responder.
O Painel do Poder é realizado trimestralmente junto às principais lideranças da Câmara e do Senado. Analisando-se as respostas segundo o perfil dos entrevistados desta edição da pesquisa, verifica-se que os que se dizem não candidatos concentram-se entre os independentes. O dado ajuda a entender como deve ser a dinâmica e a postura dos deputados e senadores em 2022, assim como a prever a chance de aprovação de uma série de propostas.
Leia também
O levantamento foi feito de 16 de novembro a 10 de dezembro com 66 parlamentares, entre deputados e senadores. Os parlamentares ouvidos também foram questionados sobre uma série de outras questões, como as chances de aprovações de reformas estruturantes. Saiba qual foi o resultado do levantamento.