O Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) apoia pelo quarto ano consecutivo o Prêmio Congresso em Foco. A entidade é responsável pela entrega da premiação na categoria especial Clima e Sustentabilidade. Para o diretor do IDS, André Lima, não é possível desassociar a democracia da sustentabilidade, pois uma depende da outra para ser realmente efetiva.
“Não tem democracia que resista no médio e longo prazo a um processo de desenvolvimento insustentável predatório de altas emissões de carbono”, alerta o ambientalista. Segundo ele, um dos pilares da sustentabilidade é justamente uma democracia robusta, efetiva, consolidada e participativa. Marcio Santilli, sócio fundador do IDS, foi um dos jurados do prêmio este ano, representando o terceiro setor no júri, ao lado de Priscilla Cruz, do Todos pela Educação.
Leia também
Para André Lima, a categoria Clima e Sustentabilidade evidencia as práticas dos parlamentares que “se dedicam à sustentabilidade do Brasil, ao desenvolvimento equilibrado, ambientalmente saudável, socialmente justo e politicamente democrático”.
“O Prêmio Congresso em Foco merece ser reconhecido por todos nós como uma grande iniciativa, porque enaltece a boa prática democrática na nossa casa do povo, mostrando o que tem de melhor em termos de prática pelo interesse público, pela sustentabilidade e pela democracia”, conclui Lima.
Veja o depoimento dele em vídeo:
O IDS é uma organização da sociedade civil criada em 2009 que busca pautar os temas democracia e sustentabilidade como indissociáveis, uma vez que as práticas sustentáveis fortalecem os valores democráticos. Reúne lideranças da vanguarda do movimento socioambiental e trabalha para incorporar as melhores práticas e conhecimentos às políticas públicas e à governança política do país.
Criado em 2006, o prêmio é uma iniciativa do Congresso em Foco que tem como finalidade distinguir os melhores parlamentares do Congresso Nacional e estimular a cidadania a acompanhar seus representantes de modo ativo, assim como a participar plenamente da vida política.
Deixe um comentário