O presidente Lula afirmou, nesta segunda-feira (23), que o ministro dos Transportes, Renan Filho, acompanha os desdobramentos da queda da ponte Juscelino Kubitscheck de Oliveira, entre os estados do Tocantins e Maranhão, junto aos governadores do estado.
“O ministro Renan Filho está no local com os governadores do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), e do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), e autoridades nacionais e locais para prestar toda ajuda do governo federal na retomada do resgate das vítimas e apuração sobre o ocorrido”, escreveu o presidente no X (antigo Twitter).
Acompanho com muita atenção os desdobramentos da queda da ponte Juscelino Kubitscheck de Oliveira, entre os estados do Tocantins e Maranhão. O ministro @RenanFilho_ está no local com os governadores do Maranhão, @carlosbrandaoma, e do Tocantins, @WanderleiTO, e autoridades…
— Lula (@LulaOficial) December 23, 2024
Pelo menos 14 pessoas estão desaparecidas desde o desabamento da ponte entre os estados no domingo (22), segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Duas pessoas morreram e oito veículos caíram da ponte. Renan Filho vai tratar com o Exército da possibilidade de construção de uma ponte provisória.
Alguns relatos afirmam que um dos quatro caminhões que caiu no Rio Tocantins transportava substâncias nocivas à saúde e ao meio ambiente, as buscas foram suspensas. Segundo a PRF, entre os materiais estão ácido sulfúrico e agrotóxicos. “O problema pode ser maior e a gente torce para que não seja”, avaliou o inspetor da PRF Antônio Noberto.