Lideranças do Republicanos, Podemos, MDB e PSD na Câmara dos Deputados marcaram uma reunião para a partir das 15h desta terça-feira (04) para discutir as estratégias para o apoio ao projeto de lei que retoma o voto de qualidade em recursos do Conselho de Administração de Recursos Fiscais (Carf) e à PEC primeira etapa da reforma tributária. Os dois textos vão ao plenário no mesmo dia.
Os quatro partidos representam tanto as alas moderadas do governo quanto da oposição. Juntos, eles contabilizam 139 deputados, podendo fazer a diferença tanto para a aprovação quanto para a rejeição dos dois projetos. Também participarão da reunião os deputados Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), relator da reforma tributária, e Beto Pereira (PSDB-MS), relator do voto de qualidade do Carf.
Leia também
Tanto a reforma tributária quanto o voto de qualidade do Carf representam pautas prioritárias para o plano econômico do governo. A primeira tende a obter apoio, uma vez que se trata de um texto elaborado desde 2019 por diversos partidos no Congresso Nacional e um dos itens no topo de prioridades do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). O segundo já é uma iniciativa própria do governo, e não conta com apoio garantido dentro do Poder Legislativo.
A reunião acontece em uma semana de esforço concentrado no Congresso Nacional ao redor da pauta econômica. Todas as comissões foram temporariamente suspensas para que os deputados se debrucem sobre essas duas propostas e sobre o novo arcabouço fiscal, também previsto para votação nos próximos dias.
Deixe um comentário