O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) é o mais oposicionista do Senado após dois anos de governo Lula (PT). O parlamentar, que é general da reserva e foi vice-presidente da República na gestão Bolsonaro, só votou com o governo em 43% das vezes no plenário da Casa. O dado é do Radar do Congresso, ferramenta do Congresso em Foco que mede o governismo de cada parlamentar com base nas votações.
O cálculo leva em conta como cada parlamentar votou com relação às orientações do governo no plenário — ou seja, senadores que seguem o governo Lula acumulam uma taxa mais alta de governismo. Na Senado, os valores variaram de 43% a 99%. Mourão marcou uma pontuação ainda mais baixa do que a de ex-colegas do governo Bolsonaro, como Jorge Seif (45%), Rogério Marinho (45%), Damares Alves (50%) e Tereza Cristina (54%).
Leia também
A lista dos dez senadores mais oposicionistas após dois anos de governo, coincidentemente, traz os senadores com governismo abaixo de 50%. Leia abaixo os dez nomes e a taxa de cada um.