Os deputados federais do PSL ligados ao presidente do partido, Luciano Bivar, vão apresentar uma nova lista para retomar delegado Waldir (GO) como líder da sigla na Câmara. O deputado de Goiás publicou nesta segunda-feira (21) um vídeo nas redes sociais abrindo mão do cargo de líder. “Quando ele fez isso, não sabia que o acordo foi descumprido”, disse o deputado bivarista Júnior Bozzella (PSL-SP) ao Congresso em Foco.
O ministro da Secretaria de Governo, general Luiz Eduardo Ramos, articulou com Bivar na manhã desta segunda que tanto Waldir quanto Eduardo Bolsonaro desistiriam de serem líderes e seria feita uma nova eleição nesta semana.
No entanto, o líder do governo na Câmara, Major Vítor Hugo (PSL-GO), descumpriu o acordo e apresentou uma nova lista com indicação de Eduardo para líder do PSL. A lista foi validada pela Câmara.
“Vamos apresentar mais uma para retomar a liderança com Waldir e depois de amanhã faremos uma nova eleição. Não tem nome colocado ainda, se alguém falar que há candidato está mentindo”, disse Bozzella.
Leia também
Vítor Hugo afirmou que o ministro Ramos não fechou acordo e que foram conversas preliminares:
Assim q foi publicada a notícia d q haveria uma quebra d acordo, o ministro @MinLuizRamos (Gen Ramos) me ligou. Esclareceu q não fez qq acerto; q apenas manteve conversas preliminares e q não havia me falado nem mesmo sobre essas conversas, pq não tinha havido avanços. João 8:32.
Publicidade— Vitor Hugo (@MajorVitorHugo) October 21, 2019
A crise no PSL foi destacada pelo Congresso em Foco em setembro, quando deputados revelaram ao site que a situação dentro do partido era de racha e possível debandada.
O clima piorou no dia 8 de outubro, quando Bolsonaro disse para um seguidor esquecer a sigla e que Bivar estava “queimado pra caramba”. Desde então, troca de farpas estão acontecendo dos dois lados, opondo os aliados do presidente e os que estão do lado do deputado pernambucano.
> Eduardo e Flávio Bolsonaro serão destituídos da direção do PSL, diz aliado de Bivar