A mais nova atração no museu nacional de grandes novidades é a criação de um grupo de trabalho pela Presidência da Câmara dos Deputados para analisar a possibilidade de alteração no regime político brasileiro, com a adoção do semipresidencialismo.
Desde sempre, o tema reforma política fica em voga nas legislaturas nacionais, como uma eterna promessa de um mundo melhor (para a população como um todo) ou como ameaça de mudança nas regras do jogo para que vençam sempre os mesmos (para os parceiros no poder).
O nível de artificialidade das propostas, entretanto, faz com que nem sempre aqueles que têm tudo para vencer vençam. Deve ser o caso novamente, em relação ao semipresidencialismo, conforme antecipou a última rodada do Painel do Poder, pesquisa trimestral que o Congresso em Foco Análise faz com 70 dos principais líderes da Câmara e do Senado.
A íntegra deste conteúdo é exclusiva para assinantes do Congresso em Foco Insider, serviço de informações sobre política e economia do Congresso em Foco. Para assinar, clique AQUI e faça uma degustação gratuita de 30 dias.
Leia também
Deixe um comentário