Desde 2006, o Prêmio Congresso em Foco tem como objetivo estimular os cidadãos a acompanhar seus representantes de modo ativo. A premiação reconhece anualmente os parlamentares que se destacaram no Congresso. A escolha é feita por meio da análise de um júri especializado, avaliação de um grupo de jornalistas convidados e votação popular pela internet.
Na edição de 2023, o senador Fabiano Contarato (PT-ES) levou o primeiro lugar na categoria melhores no Senado. No discurso de agradecimento, Contarato dedicou o prêmio ao marido e aos filhos. O congressista também defendeu o casamento homoafetivo.
“Quero falar para vocês que o casamento civil decorre de uma declaração de Estado. Não é uma declaração de religião. Por isso que eu estou extremamente emocionado por estar recebendo esse prêmio. Quero agradecer e dedicar a minha família, ao meu esposo Rodrigo, ao meu filho Gabriel, à minha filha Mariana, que são a razão de nossas vidas”, disse na ocasião.
Leia também
O senador ainda destacou a luta por direitos da população LGBTQIAPN+ e a defesa da dignidade humana em um Estado democrático.
“Nós temos sempre que lutar para garantir esse princípio de dignidade da pessoa humana. Não vai ser um projeto de lei, e, ouso dizer, nem mesmo uma proposta de emenda constitucional que será possível para atacar as nossas famílias”.
Assista
Publicidade
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, entregou o prêmio aos melhores do Senado de 2023. Os senadores Randolfe Rodrigues (PT) e Humberto Costa (PT), foram os segundo e terceiro colocados respectivamente. Ao longo de 16 edições, o prêmio contemplou mais de 300 parlamentares, contabilizando deputados federais e senadores.
A lista de premiados aumentará em 29 de agosto, quando serão conhecidos os ganhadores do Prêmio Congresso em Foco 2024. Nesta edição, os parlamentares que tiveram atuação mais relevante no ano foram escolhidos por um júri especializado, um grupo de 25 jornalistas que cobrem o Congresso Nacional e por votação popular. A cerimônia de premiação será realizada em Brasília, com transmissão ao vivo pelo Congresso em Foco, a partir das 19h (horário de Brasília).
Deixe um comentário