Três deputados que não constavam da lista de eleitos em outubro tomaram posse nesta quarta-feira (1), no início da nova legislatura. Após decisões da Justiça, os deputados Bibo Nunes (PL-RS) e João Daniel (PT-SE), que já exerciam mandato, continuarão na Câmara. Com isso, embora tenham aparecido na lista dos eleitos, ficaram de fora Marlon Santos (PL-RS) e Delegado André David (Republicanos-SE), que perderam a vaga para os respectivos conterrâneos.
A terceira mudança se deu pela renúncia, oficializada nesta quarta-feira, da deputada Rejane Dias (PT-PI), que assumiu o cargo de conselheira do Tribunal de Contas do Piauí. Com isso, foi efetivado no cargo o primeiro suplente da federação PT-PV-PCdoB Merlong Solano (PT-PI). Rejane é casada com o senador Wellington Dias (PT-PI), ministro do Desenvolvimento Social e Cidadania.
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira (PT-SP), também tomou posse. Ele havia perdido a vaga para Pablo Marçal (Pros-SP) após a eleição por ordem do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP). A decisão, no entanto, foi derrubada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que entendeu que Marçal não apresentou os documentos exigidos no prazo legal. Teixeira volta ainda nesta quarta para o ministério. Sua vaga será preenchida por Orlando Silva (PCdoB-SP), que havia ficado na suplência.
Leia também
Perfil da Câmara escancara desigualdades sociais
Deixe um comentário