A defesa veemente da democracia é algo tão incondicional no Prêmio Congresso em Foco que ele muitas vezes poderá mesmo vir a distinguir alguns que não professam dessa mesma defesa, se for essa a escolha que vier a prevalecer entre aqueles que escolhem os melhores parlamentares em cada categoria.
Promotor do prêmio, o Congresso em Foco esforça-se ao máximo em ser somente juiz do processo de escolha, afastando-se e procurando não interferir na escolha. O resultado irá refletir esse processo. E ele só reforçará a crença que o Congresso em Foco tem na democracia representativa.
Em um momento em que a democracia se encontra ameaçada pela palavra e pela ação de alguns, o Congresso em Foco não iria se omitir disso, como nunca se omitiu. Assim, ao anunciar a escolha dos vencedores deste ano, fez questão de deixar claro em um vídeo qual é a crença que o move. E porque considera tão importante distinguir os melhores parlamentares a cada ano. Em um processo de escolha que não é seu, que independe das suas preferências. Dos três processos de escolha – do público pela internet, dos jornalistas que cobrem o Congresso Nacional e de um júri especializado –, o Congresso em Foco pouco participa, a não ser como mais um eleitor entre os diversos outros de cada segmento.
Leia também
Para marcar sua incondicional defesa da democracia, foi exibido em dois momentos da cerimônia um vídeo, em que a posição do Congresso em Foco fica clara.
Veja abaixo o vídeo:
Deixe um comentário