No final do segundo ano de gestão do presidente Lula (PT), 12 deputados conseguiram manter uma taxa de 99% de fidelidade ao governo. O dado é do Radar do Congresso, ferramenta do Congresso em Foco que monitora as votações na Câmara e no Senado.
O índice de governismo é calculado a partir das votações do parlamentar que seguiram ou não a orientação do líder do governo. Votos iguais à orientação (sim ou não) aumentam o índice; qualquer opção diferente da orientação (seja sim, não, abstenção ou falta) diminui o índice de governismo. Isso significa que não basta apenas seguir a orientação do governo quando estiver no plenário para se marcar 100% de governismo; é preciso também comparecer a todas as votações nominais.
Nenhum deputado tem 100% de governismo após os dois anos de governo — o Radar indica o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), nesta posição, mas isso acontece porque o presidente da Casa não vota enquanto exerce a função. Doze deputados, porém, chegaram bem perto, marcando 99% de governismo. Leia abaixo a lista completa:
- André Janones (Avante-MG)
- Arlindo Chinaglia (PT-SP)
- Bacelar (PV-BA)
- Carol Dartora (PT-PR)
- Dilvanda Faro (PT-PA)paul
- Elcione Barbalho (MDB-PA)
- Florentino Neto (PT-PI)
- José Guimarães (PT-CE)
- Paulo Guedes (PT-MG)
- Rubens Otoni (PT-GO)
- Vicentinho (PT-SP)
- Welter (PT-PR)