Luana Viana *
Com uma bancada de 53 deputados, Minas Gerais é o estado com menor assiduidade na Câmara, nos cem primeiros dias de mandato, dentre as unidades federativas do Sudeste. De acordo com levantamento do Radar do Congresso, ferramenta de monitoramento legislativo do Congresso em Foco, os deputados mineiros tiveram presença média de 87,92% desde 1º de fevereiro.
O mais ausente entre os representantes de Minas foi o deputado Misael Varella (PSD), com 30 ausências. Dessas, 29 foram abonadas por licença médica. Hercílio Coelho Diniz (MDB) tem oito de suas 14 ausências ainda não justificadas. Somente dez deputados mineiros tiveram 100% de presença. Outros 13 tiveram menos de 80% de presença no período pesquisado.
Já o Espírito Santo tem o segundo maior índice de assiduidade do Brasil (97,43%), atrás apenas do Distrito Federal (98%). Dos dez capixabas, seis foram a todas as sessões em que a presença era obrigatória. Os outros quatro foram a pelo menos 87%.
Leia também
Dono de uma bancada com 70 deputados, São Paulo teve 30 representantes presentes em 100% das sessões. Apenas quatro paulistas foram a menos de 70% delas. Entre eles, a deputada Luiza Erundina (PSB-SP), de 90 anos, que enfrenta problemas de saúde. Na média, os paulistas tiveram presença de 91,55%.
Entre os deputados do Rio de Janeiro, a média de presença foi de 88,44%. Ao todo, 16 representantes fluminenses tiveram 100% de presença e seis ficaram abaixo de 70%.
Publicidade* Estagiária, sob a coordenação de Edson Sardinha
Deixe um comentário