O deputado federal Carlos Jordy (PL) é o principal alvo de buscas da 24ª fase da Operação Lesa Pátria, deflagrada nesta quinta-feira (18) pela Polícia Federal (PF). Agentes da PF fazem buscas no gabinete do parlamentar, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Por meio de uma rede social, o deputado Carlos Jordy falou que a operação visa “perseguição”.
“Busca e apreensão da PF por determinação de Alexandre de Moraes. Operação Lesa Pátria. Uma medida autoritária, sem fundamento, sem indício algum, que somente visa perseguir, intimidar e criar narrativa às vésperas de eleição municipal”, disse o deputado.
Os mandados de busca e apreensão foram expedidos por ordem do Supremo Tribunal Federal. De acordo com a Polícia Federal, o objetivo desta fase da operação é identificar pessoas que planejaram, financiaram e incitaram os atos antidemocráticos de 8 de janeiro. Agentes da Polícia Federal também realizam buscas no interior do Rio de Janeiro.
Leia também
A operação Lesa Pátria já tem mais de um ano, e foi iniciada 12 dias depois dos atos golpistas do 8 de Janeiro. De lá para cá, foram 23 fases realizadas em quase um ano desde que a medida foi adotada.
No período, ao menos 117 pessoas foram alvo de prisão temporária ou preventiva para investigar suas possíveis participações na incitação ou no financiamento da tentativa de golpe de Estado realizada por bolsonaristas com a invasão das sedes dos Três Poderes, em Brasília.
A operação tem caráter permanente, ou seja, não tem uma data para terminar. As fases são realizadas de acordo com as investigações.