O deputado bolsonarista Bibo Nunes (PL-RS) que afirmou que estudantes universitários “merecem ser queimados vivos” será denunciado ao Conselho de Ética da Câmara e ao Ministério Público. As representações serão apresentadas pela deputada Fernanda Melchionna (Psol-RS). Em um discurso de ódio feito em live nessa quinta-feira (20), Bibo atacou alunos da Universidade Federal de Santa Maria (UFMS) que protestavam contra o corte de verbas nas instituições de ensino superior.
“Inadmissível fazer uma ameaça sórdida de que os estudantes da UFSM deveriam ser queimados vivos, ainda mais na cidade que sofreu a tragédia da Boate Kiss”, disse Fernanda ao anunciar que entrará com as ações. Santa Maria é a cidade gaúcha onde 242 pessoas, a maioria delas estudantes, morreram no incêndio da boate Kiss, em janeiro de 2013.
O reitor da UFSM, Paulo Burmann, classificou as declarações do parlamentar como um “injusto e covarde ataque”. Apresentador de TV, Bibo se elegeu em 2018 na onda bolsonarista, mas fracassou ao tentar a reeleição no início do mês.
Veja o vídeo:
“Olha aqui. Sou o deputado federal Bibo Nunes. Vocês são a escória, a vergonha. Vocês não produzem nada, vocês são parasistas (sic)”, disse.
Ele acusou estudantes universitários de alimentarem o tráfico de drogas e armas. “Ser rico não é problema. Mas ser rico e não ter noção, ser uns coitadinhos [sic]. É o filme ‘Tropa de Elite’. Sabe o quê que aconteceu lá? Olha o filme um. Pegaram aqueles riquinhos ajudando pobres, se deram mal, queimados vivos dentro de pneus. É isso que estes estudantes alienados filhos de papai que em grana merecem”, declarou.
O deputado também atacou os manifestantes por terem gritado o nome do ex-presidente Lula (PT), adversário de Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno. “Esses são os alunos da Universidade Federal de Santa Maria que foram protestar ‘viva Lula, Lula lá’. Vocês são uma vergonha, a escória, vocês têm que viver no lixo, no esgoto. Vocês são uns coitados, uns miseráveis”, afirmou o parlamentar, que acrescentou que não estava “ofendendo a honra e a dignidade de ninguém”.
Ataque covarde
O reitor da Universidade Federal de Santa Maria, Paulo Burmann, disse que o deputado demonstrou não ter sentimento humano algum.
“Ofendeu e desqualificou estudantes e suas famílias que se manifestaram pacificamente contra os cortes que vêm sendo feitos na educação, na saúde e na ciência para alimentar o orçamento secreto. E que, entre outras coisas, impossibilita que eles continuem seus estudos e que a ciência avance. É um ataque arrogante, carregado de ódio, sem nenhum sentimento humano. Propositadamente ataca a instituição, seus servidores, gestores e seus estudantes sem nenhum conhecimento de causa”, respondeu o reitor em vídeo publicado no Instagram.
Veja a resposta de Burmann:
Ver essa foto no Instagram
PSOL protocola representação
Lideranças do PSOL no Rio Grande do Sul protocolaram, nesta sexta-feira (21), uma representação na Promotoria de Justiça Regional de Santa Maria contra o deputado bolsonarista Bibo Nunes.
O grupo solicita que o Ministério Público (MP) ingresse com uma ação civil pública contra Bibo Nunes, requisitando “pagamento de dano moral coletivo infligido contra o conjunto de estudantes da UFSM; contra a população do município de Santa Maria que, por meio de sua fala, foi obrigada a revisitar as dores da tragédia de 2013”.
A representação ainda solicita que o deputado federal seja obrigado a pedir desculpas, nominalmente, a todas as coletividades ofendidas por seu pronunciamento.
A representação foi assinada deputada federal Fernanda Melchionna (RS), juntamente com a deputada estadual Luciana Genro, o vereador Jurandir Silva, de Pelotas, e da liderança de Santa Maria, Alice Carvalho.