Aos 29 anos, em seu primeiro mandato federal, a deputada Dandara Tonantzin (PT-MG) venceu a categoria especial Defesa da Educação, oferecida pelo Todos pela Educação, no Prêmio Congresso em Foco 2023. A escolha foi feita por um júri especializado que indicou os parlamentares que tiveram atuação mais destacada na área em 2023. Uma das poucas parlamentares negras do Congresso, Dandara é coordenadora da Frente Parlamentar Mista Antirracismo Pedagoga e mestra em educação. Ela é relatora do PL 5384/2020, que atualiza a Lei das Cotas.
A deputada Dandara, que não pôde comparecer à cerimônia do Prêmio porque está no exterior, enviou um vídeo ao Prêmio Congresso em Foco. “Significa demais para uma jovem mulher negra de periferia, que sempre estudou em escolas públicas, cotista na graduação e na pós graduação, receber no primeiro ano esse prêmio em defesa da educação”, disse a deputada. “A educação tem essa capacidade de ser uma porta, uma janela, que vira a chave que vira a transformação da vida das pessoas”.
Além dela, foram escolhidos como destaques na categoria:
- Ana Pimentel (PT-MG)
- Tabata Amaral (PSB-SP)
- Profª. Dorinha Seabra (União-TO)
- Rafael Brito (MDB-AL)
- Menção honrosa: Mendonça Filho (União-PE)
O anúncio foi feito na noite desta quinta-feira (21), na entrega da premiação mais importante da política brasileira. A elaboração da lista dos parlamentares a concorrer nessa categoria especial levou em conta quesitos como participação em comissões, frentes parlamentares e grupos de discussão voltadas à causa, votações, formulação de propostas, participações em debates sobre o assunto, entre outras iniciativas.
Dandara participa da comitiva do presidente Lula que vista Nova York, onde ele discursou na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). A deputada gravou um vídeo em que agradeceu a escolha.
Fizeram parte do júri este ano: Priscila Cruz, presidente e co-fundadora do Todos pela Educação; Adayse Bossolani, assessora de advocacy da ACT – Promoção da Saúde; Carlos Melo, sociólogo e cientista político, mestre e doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Ricardo Sennes, sócio diretor da Prospectiva; Mara Karina Sousa-Silva, jornalista e especialista em comunicação pública; e Sylvio Costa, fundador do Congresso em Foco.
PublicidadeDe acordo com o regulamento, a categoria premia os parlamentares que mais se destacarem na defesa de propostas legislativas e de ações públicas que contribuam para a promoção de uma educação inclusiva e de qualidade.
O júri também indicou os melhores na Defesa do Clima e Sustentabilidade, categoria especial promovida pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), os melhores na Câmara e no Senado. Além dos jurados, também apontaram os melhores parlamentares do ano o público, na votação pela internet, e jornalistas que acompanham o Congresso Nacional.
Conforme o regulamento deste ano, puderam concorrer deputados e senadores com pelo menos 60 dias de mandato em 2023; não respondiam a processos de improbidade administrativa nem a acusações criminais perante o Judiciário; e nem tivessem feito, por meio de atos e declarações, apologia da tortura, da violência ou de outras práticas em flagrante confronto com o Estado Democrático de Direito e o respeito aos direitos humanos. A relação dos aptos foi elaborada após exaustivo levantamento realizado pela equipe do Congresso em Foco em todos os tribunais do país.
Assista à cerimônia de premiação:
Criado em 2006, o prêmio é uma iniciativa do Congresso em Foco que tem como finalidade distinguir os melhores parlamentares do Congresso Nacional e estimular a cidadania a acompanhar seus representantes de modo ativo, assim como a participar plenamente da vida política.
A realização do projeto só é possível graças ao apoio de várias entidades parceiras. Veja abaixo quais são elas:
Deixe um comentário