A assessoria de Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) encaminhou nesta terça-feira (3) à redação do Congresso em Foco um pedido de retificação sobre os dados de assiduidade do parlamentar veiculados ontem (segunda, 2). O tucano, que tomou posse apenas em 8 de novembro de 2011, devido ao impasse em torno do julgamento da Lei da Ficha Limpa, participou de 12 das 13 sessões deliberativas plenárias em novembro, e de todas as 14 sessões do mês seguinte, ao contrário dos números registrados por este site na tabela geral dos 81 senadores e 513 deputados.
Exclusivo: as faltas de todos parlamentares em 2011
Leia tudo sobre a assiduidade parlamentar
Leia outros destaques de hoje no Congresso em Foco
Leia também
O problema sobre os registros de presença de Cássio decorreu do mecanismo de transferência dos dados coletados junto à página do Senado para a tabela geral de assiduidade produzida por este site. A verificação de comparecimento ao plenário e dos requerimentos de licença que abonam ausências foi feita como se o senador tivesse tomado posse em 2 de fevereiro, como os demais parlamentares eleitos em outubro de 2010 e não enquadrados na nova legislação. Assim, como Cássio só participou de 26 sessões deliberativas, a diferença dos números considerados para todo o restante do ano causou a distorção do resultado.
As correções solicitadas pela assessoria de Cássio Cunha Lima já foram devidamente operadas nos registros de assiduidade. Leia abaixo a nota encaminhada pela equipe do senador:
“A Assessoria de Imprensa do Senador Cássio Cunha Lima (PSDB/PB), no intuito de colaborar com a verdade dos fatos e com o eficiente trabalho de fiscalização e informação prestado pelo Congresso em Foco, apresenta os seguintes esclarecimentos:
1) Cássio Cunha Lima foi empossado no cargo de Senador da República pelo Estado da Paraíba no dia 08/11/2011;
2) O Senador Cássio Cunha Lima participou em novembro, de 12 das 13 sessões deliberativas do Senado;
3) Em 28 de novembro de 2011, de acordo artigo 13, caput do Regimento Interno, foi aprovado requerimento de pedido de falta justificada com licença para atividade política/cultural parlamentar no Estado;
4) O Senador Cássio Cunha Lima participou em dezembro, de todas as 14 sessões deliberativas realizadas pelo Senado;
5) O Senador Cássio Cunha Lima teve aprovado pela Mesa da Casa, licença particular sem vencimentos nos dias 20, 21 e 22 de dezembro (acompanhamento no INCOR/São Paulo, da internação do pai, ex-Senador Ronaldo Cunha Lima;
6) Portanto, de acordo com o quadro de frequência às sessões do Congresso Nacional expedido pela Secretaria Geral da Mesa, peço a devida correção das informações veiculadas;
Desde já agradeço a compreensão, e mais uma vez, reafirmo o compromisso do Mandato Parlamentar do Senador Cássio Cunha Lima (PSDB/PB) com a transparência e a ética.”